segunda-feira, março 09, 2009

Você quer criar um game?


Já é sabido há muito tempo que a indústria de games (US$ 21,3B em 2008 só nos EUA) ultrapassou a do cinema há um bom tempo e a cada dia leio mais, ouço mais, vejo mais sobre a velocidade de crescimento dessa indústria e, mais ainda, dos recursos que estão aparecendo. Claro que a grande e recente novidade foi o Wii, da Nintendo, fenômeno de vendas decorrente de sua simplicidade aliado a uma experiência virtureal, com o joystick fazendo as vezes de raquete, de taco, luva ou mesmo a experiência de seus pés no WiiFit, com dança, yoga e por aí vai.

O Brasil ainda é bem tímido nesta área mas felizmente já temos a Abragame (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) que diz que temos mais de 40 empresas nesse segmento e a UBISOFT já aportou por aqui com um estúdio. E aí vejo um grande mercado, demanda crescente dentro e fora do país, e poucos cursos disponíveis para a turma que nasceu gamer e que tem gosto pela coisa, seja de programar, seja de desenhar games, mas não tem oportunidades por aqui.

Fui então levantar possibilidades de cursos e aqui vai uma lista:

  • ALPHA CHANNEL (SP), - curso de games, apresentações virtuais e simuladores, 3D
  • ANHEMBI MORUMBI (SP) - cursos de Design e Planejamento de Games. O aulas são focadas no desenvolvimento de jogos desde a pesquisa, roteiro, elaboração de personagens e cenários, até a criação de regras e o estudo da viabilidade econômica de um projeto.
  • AZIMUT(RJ) - curso de um ano (320hs) com ênfase na área de design de games (mas o curso é presencial)
  • ESTÁCIO DE SÁ (RJ) - em parceria com a Microsoft, tem graduaçã o tecnológica em Jogos Digitais com dois anos e meio de duração
  • GAME SCHOOL (Divinópolis, MG) - curso de design de jogos eletrônicos e modelagem 3D com duração de 12 meses
  • PUC (RJ) - disciplinas de especialização em games e cursos de pós-graduação, mais voltados para programação.
  • VEIGA DE ALMEIDA (RJ) - graduação tecnológica em Design Gráfico,Ilustração e Animação Digital 3D.


Há uma reportagem do IDGNow! com uma lista de 21 cursos para quem quiser aprofundar além do que escrevi.

Agora, considere que existem muitos cursos fora do Brasil,inclusive - e felizmente - on line, coisa que não fazemos (por enquanto) por aqui. Quem sabe esse pessoal que já oferece descubra meios interessantes de realizar experiências significativas a distância ou mesmo semi-presenciais. Aí temos a chance de ver mais e mais profissionais entrando nesse jogo. E prá ganhar.


GC







Nenhum comentário:

Postar um comentário