quarta-feira, março 04, 2009

Mobile Marketing e seus anunciantes


Faz um certo tempo que não falo sobre Mobile Marketing, um mercado ainda incipiente e com grandes oportunidades de crescimento considerando que ultrapassamos em dezembro passado a barreira de 150 milhões de celulares, e de grande trabalho pela frente pois só 7% destes usuários usam a Internet nesses aparelhos.

Estes usuários - até onde percebo - são aqueles formadores de opinião, tipicamente que vivem em grandes concentrações urbanas, usam smart phones (muitos deles corporativos), parte significativa é da geração touch (iPhone, similares e genéricos), e não engolem qualquer tipo de mensagem. E aí retorno no que comentei há muitos posts atrás sobre o medo das agências sobre os processos digitais; sempre paramos neste ponto. Elas destinam menos que 5% do bolo publicitário, optando (de novo, mesmo com o IBOPE caindo dia após dia) para a TV aberta, jornais e revistas - nesta ordem.

Lembro que quando tive oportunidade de ajudar a Lucent na venda da rede 3G da Vivo, o mercado ainda caminhava com os players de aplicativos buscando oportunidades nas operadoras, com modelos de negócio sem definição - aliás, lembro que muitos deles tinham que pagar para trafegar seu game ou
MMS
na operadora.

Felizmente o modelo mudou e hoje já temos melhores experiências e em mobile surgiu o conceito de AdNetwork, que é uma estratégia para unir os players e valorizar o mercado de mobile advertising. É a forma encontrada para valorizar o espaço publicitário em celulares - a melhor por enquanto, diga-se de passagem.



Outra coisa que vale contar aqui é que quando gerenciava a área de tecnologia da Parmalat, lancei o primeiro web site para Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do país - isso em dezembro de 1995, no quinto mês de vida da Internet comercial no país.; sucesso total na época, ficou com o mesma construção por (pasme) 8 longos anos quando então mudaram a estrutura do WebSite.

Hoje recomendo que se faça o mesmo, investindo num site para Mobile, atraindo anunciantes. Se você tiver dúvidas quanto a potencialidade, veja essas métricas da
AdMob Mobile Metrics Report.

Quando tivermos mais anunciantes (derivados das estratégias das agências) e ações bem estruturadas dos grandes veículos de mídia do país, poderemos enxergar melhor a potencialidade do Mobile Marketing. E, para ilustrar um pouco tudo isso, segue aqui uma lista do "Best Mobile Sites 2007 Edition" do pessoal da
Ziff Davis Media, que vive para isso mesmo - e gostam do que fazem (artigo em inglês).



GC

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