sexta-feira, março 13, 2009

As decisões com as redes sociais

Tenho discutido muito com meus pares sobre o impacto inegável das redes sociais. Recentemente vi uma pesquisa publicada na Harvard Business Review que apontava o lado bom e o "nem tanto assim" das redes sociais corporativas; a pesquisa foi feita com 300 empresas. Entenda-se aí redes sociais em seu sentido mais amplo e não apenas a avalanche de redes sociais digitais - fantásticas, aliás.

O lado bom é a comunicação mais horizontal, nivelada, transparente. Encontrar gente com mesmas afinidades dentro e fora da sua atividade profissional, por exemplo, encontrar velhos amigos pessoalmente ao acaso ou aqueles com os quais estudamos anos atrás e surpreendentemente postam aquela pergunta fatal: - você não é o fulano de tal, de tal escola?; ou então: você não trabalhava na ...? - e assim vai.

O lado ruim - corporativamente falando, vale ressaltar - é o tempo para a tomada de decisão e, pior, a quantidade desnecessária de pessoas envolvidas neste processo, ou seja, pessoas que não tem nada a ver com aquela atividade em si mas que são próximas ou tem alguma relação interpessoal com o decisor.

Aí, para ilustrar o fato, busquei um vídeo que havia assistido há pouco. Vale a pena investir algum tempo nele (em inglês). Só um detalhe: o pessoal que produziu este vídeo (commoncraft) tem uma série rápida, bem didática. Basta esperar o vídeo que postei acabar e o YouTube disponibiliza para você.



GC

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