segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Vídeos online crescem dia-a-dia

É inegável a mudança de comportamento com a Internet e cada vez mais isso fica evidente. .

Executivos de mídia, agências, todos sem exceção tentam buscar com modelos "vencidos" (out of date), ultrapassados, uma explicação frente a interrogação com a qual deparam. Mudou a mídia, mudou o comportamento e, assim, muda o modelo. Como aferir algo novo com antigos instrumentos? Vejamos algo.

O último mês do ano passado foi o melhor mês no quesito audiência para os vídeos online nos Estados Unidos. Quase 150 milhões de americanos (ou 80% da audiência total da internet no país) assistiram a mais de 14 bilhões de vídeos na web, segundo a comScore.

De acordo com o portal Techradar, esse número registra um aumento de 13% em relação do mês de novembro e representa uma média de 100 clipes assistidos por pessoa. A TV - aberta ou fechada - vai em direção oposta.

O YouTube é o site de vídeo mais popular e detém cerca de 40% da audiência online, quase dez vezes mais do que o próximo do ranking, a Fox Interactive, que registra apenas 3% da preferência dos internautas. Em seguida aparece o Hulu - site de vídeos formado pelos grupos NBC Universal e News Corp e tido como forte concorrente à hegemonia do YouTube, mas que ainda não emplacou - com 1,7% de participação.
A vantagem do Hulu é hospedar vídeos mais longos, com tempo médio de 10,1 minutos, enquanto no YouTube a média fica em 3,2 minutos. Mas o YouTube já se mexeu na direção de vídeos mais longos.

Os números tem que ser encarados como aviso de um mercado que move em velocidade até então desconhecida. É nisso que os executivos tem que pensar: estudar o movimento destas gerações, seu comportamento, suas decisões na direção de um mundo sustentável, sua liberdade - enfim - trazida fortemente pela Internet e tendo como principal meio de acesso o celular... pode apostar. Aí está o caminho. E falo aqui por experiência própria; pouquíssimos projetos sobre os quais trabalhei nos últimos anos não tinham esse tipo de tecnologia associada.

GC (com fonte Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário