sexta-feira, fevereiro 06, 2009

9 anos de idade e um iPhone na mão

Lim Ding Wen, nasceu na Malásia, mora em Cingapura, tem nove anos e desenvolve aplicativos para o iPhone, aquele aparelho que você já deve conhecer - por mais desantenado que seja. Ele é o mais jovem programador "registrado" na empresa - além de ser o mais jovem a postar um programa para uso.

O mais recente programa criado por Lim, que está na quarta série, chama-se Doodle Kids e já foi baixado da loja virtual iTunes mais de 4 mil vezes desde que foi postado no final de janeiro deste ano. Um vídeo mostra o garoto explicando como funciona sua criação.

O aplicativo permite que os usuários do iPhone desenhem com os dedos diretamente na tela do aparelho. Para limpar a imagem, basta chacoalhar o celular. O menininho desenvolveu o programa para suas irmãs mais novas - 3 e 5 anos! - que gostam de desenhar e para que elas passem o tempo sem pegar no seu pé enquanto trabalha aparentemente no que gosta.

Lim, que se diz familiarizado com seis linguagens de programação, começou a usar computador aos 2 anos de idade. Desde então, já completou cerca de 20 projetos de programação.

O pai do menino, Lim Thye Chean, um vice-presidente de tecnologia de uma empresa local, também faz programas para o iPhone. Ele diz que todas as noites checam as estatísticas enviadas para para eles por e-mail pelo iTunes, para ver quem tem mais downloads, um tipo de competição entre pai e filho; Lim "pai" acha isso saudável.

O garoto, que diz gostar de ler livros sobre programação, está produzindo outro software para o celular da Apple, um game de ficção científica chamado "Invader Wars".

E ainda tem gente que acha que as coisas a partir da geração Y são como eram antes...

GC (com fonte da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário