segunda-feira, fevereiro 02, 2009

CURSOS SãO EXAMINADOS TODO ANO

Notas indicam se programas estão abaixo da expectativa de
qualidade ou se são excelentes

O parâmetro para descobrir o nível da qualidade de um programa de mestrado ou de doutorado é a avaliação trienal feita pela Capes.

Para chegar a uma nota que vai de um -curso abaixo do padrão mínimo- a sete, sinal de excelência, a Capes acompanha anualmente os programas de todo o país.

Programas que obtiverem notas um e dois são automaticamente descredenciados. Os resultados estão disponíveis no site www.capes.gov.br/cursos-recomendados.

A cada triênio, coordenadores de todas as nove áreas do conhecimento definidas pela Capes mudam os parâmetros da avaliação.

O exame dos mestrados profissionalizantes, porém, causa controvérsia, principalmente pela exigência de publicações científicas.

\"Isso dá uma certa desvantagem para o mestrado profissionalizante, porque esse tipo de curso publica bem menos. A tendência, portanto, é que a avaliação seja pior\", diz Mário Miyake, 66, coordenador da área de ensino tecnológico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

Ronaldo Salvagni, 56, coordenador do mestrado profissionalizante em engenharia automotiva da Poli-USP, diz que, na última avaliação, os coordenadores receberam um questionário pedindo sugestões para estabelecer novos critérios. \"A coisa ainda está muito indefinida\", diz.

Procurada pela Folha, a Capes não deu entrevista sobre a avaliação do mestrado profissionalizante. (RGV)

Fonte: Folha de São Paulo - Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário