quarta-feira, novembro 12, 2008

O sobe-e-desce na Web 2.0

11/11/2008 - Uma pesquisa da Forrester Research foi atrás do valor, maturidade e expectativa de adoção futura de ferramentas colaborativas da Web 2.0 e identificou quais delas estão de vento em popa e quais estão definhando aos poucos.

O estudo, chamado Web 2.0 TechRadar, foi baseado em análise de dados anteriores e em entrevistas com experts da indústria e fornecedores responsáveis por construir ou implementar essas tecnologias, além de clientes e usuários nas empresas.

Para a Forrester, as ferramentas de redes sociais e wikis internas terão o melhor impacto na colaboratividade no espaço de trabalho. Tecnologias como fóruns e RSS têm futuro, mas estão sendo pouco utilizadas, ao passo que os podcasts estão definhando.

"A idéia da pesquisa é mostrar para as empresas onde elas devem investir o dinheiro de maneira inteligente. As tecnologias de colaboração na Web 2.0 resolveriam muitos problemas que elas têm hoje, mas a maioria das companhias não utilizam essas ferramentas sequer próximo do potencial que possuem", afirmou Gil Yehuda, analista da Forrester. Segundo a empresa, esse mercado de ferramentas colaborativas deve atingir US$ 1,8 bilhão só nos Estados Unidos em 2013.

Confira as principais tendências:

Sobem:

Redes sociais: Provêm contexto para o conteúdo. Apesar de resistências culturais, a Forrester acredita que elas serão quebradas, permitindo aos trabalhadores se conectar com colegas e possibilitando um canal de colaboração que não existia na empresa antes;

Wikis: uma das tecnologias mais promissoras da web 2.0, as wikis são softwares que permitem a edição coletiva dos documentos na empresa. Sua utilidade aumenta quando patrocinadas por líderes ou quando conectadas a processos de negócio;

Precisam de um empurrão:

Blog: eles sozinhos não capturam a atenção das pessoas na empresa, mas as redes sociais devem trazer nova vida para blogs internos;

RSS: a ferramenta que permite às pessoas acessarem conteúdos onde quer que estejam está depreciada nas empresas;

Condenadas (obs: essas tecnologias podem durar ainda muito tempo, mas há tendência de estagnação no número de clientes e no nível de receita):

Podcasting: os usuários disseram à Forrester que os podcasts, dentro do contexto de produtividade e colaboração da empresa, não engajam e não promovem imersão.

Fóruns: embora continuem sendo uma ferramenta fundamental para colaboração, os fóruns deverão ser parte de um pacote maior, focado em comunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário