sábado, novembro 08, 2008

Guerra por profissionais já chegou ao Brasil

8/11/2008 - A presença cada vez maior de empresas brasileiras no mercado internacional tem provocado mudanças nas práticas de gestão voltadas para pessoas no País. Quando tem competências - como conhecimento de mercados internacionais - e experiência em grande companhias globais, o executivo brasileiro tem grande chance de entrar na mira dos caçadores de talentos. E isso pode ser um problema para a empresa na qual ele desenvolveu as habilidades pelas quais hoje é reconhecido. Afinal, uma boa proposta pode levá-lo para a concorrência.

Para Elaine Saad, responsável pelas operações da Right Management na América Latina, a guerra pelos talentos já chegou ao Brasil e deve se intensificar no futuro. Segundo ela, as companhias brasileiras têm procurado formas de manter as pessoas engajadas, o que não tem sido uma tarefa simples. Isso porque as empresas nacionais ainda não estão plenamente conscientes da importância de se criar políticas de retenção de talentos. "Em países como os Estados Unidos, por exemplo, há mais investimentos em pessoas. Eles destinam mais dinheiro para a gestão de talento do que as empresas brasileiras."

Porém, o quadro não chega a ser motivo de lamentação. Para Elaine, a situação está mudando e, por isso, as oportunidades de negócios na área estão crescendo. "As companhias estão percebendo que, se elas não gerirem seus talentos, perderão pessoas. E quando elas perdem pessoas, perdem negócios e também participação de mercado", afirma.

Segundo a consultora, a gestão do capital humano de uma empresa deve ocorrer de acordo com um ciclo de quatro etapas. Primeiro, é necessário atrair e avaliar os talentos. Em um segundo momento, é preciso desenvolver os profissionais, por meio de diversas ferramentas, que vão desde coaching até programas voltados para a capacitação em liderança. Com estas etapas realizadas, é preciso alinhar e engajar os profissionais, para que o desempenho da empresa seja melhorado. A última fase do ciclo é a transição da carreira, que envolve desde orientações sobre quais caminhos seguir na carreira até o encaminhamento dos profissionais para a aposentadoria.

Fonte: Gazeta Mercantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário