quarta-feira, setembro 01, 2010

O uso das redes sociais ainda é ingênuo no Brasil

Anos atrás (muitos deles) conversei em Recife com Silvio Meira, do CESAR, sobre o tema desta entrevista - redes sociais e mobilidade. Tem tudo a ver. Agora me deparo com uma entrevista dele para o HSM sobre o assunto e, é claro, tenho que escrever.

O governo não tem tratado a mobilidade como política pública, principalmente nos grandes centros. Chega a ser insano - além de desnecessário - obrigar o trabalhador a atravessar a cidade, gastando as vezes 1.000, 1.200, 1.500 horas por ano no trânsito só para "ver a cara do chefe", por que sempre foi assim.

É hora de repensar a mobilidade, as atividades dos funcionários e desenvolver a competência necessária para que trabalhadores possam trabalhar em locais próximos às suas residências; é uma questão sócio-ambiental e o bom senso deve chegar o quanto antes.

Sei que a Cisco no Brasil tem um projeto instituído deste tipo - o teletrabalho - e duvido que haja reclamações. Muito pelo contrário.

O modelo de sociedade em rede veio para articular estas fraquezas estabelecidas pela sociedade industrial e retomá-las - de forma articulada, e dentro de uma sociedade do conhecimento - para talvez entregar, ou liberar mais tempo para se pensar nas atividades, na vida, na família. Investir o tempo demasiado gasto dentro de veículos (individualizados na grande maioria das vezes) para coisas que gostamos.

Vai ser um (re)aprendizado, mas também creio que seja o único caminho na linha do tempo. Você vai ter mais tempo para seu esporte (o que não inclui pé no acelerador, freio, embreagem), para sua leitura (mesmo que seja digital), para suas redes sociais, para sua família, para você - enfim.

Isso deve demorar um pouco a acontecer mas vai - o vai estar marcadinho aqui no Blog para constar. Se a banda larga vier, tornar-se mais acessível, e principalmente funcionar bem o caminho está feito. Faltará aí o movimento das empresas - o poder público (que pouco faz por isso) virá na esteira do movimento.




HSM Entrevista Silvio Meira: O uso das redes so..., posted with vodpod

Nenhum comentário:

Postar um comentário