terça-feira, setembro 08, 2009

O que a EAD pode fazer pela gripe suína e outras "catástrofes"


Como você sabe, a grande maioria das escolas adiou pelo menos por duas semanas o início da volta às aulas por causa da gripe suína. Até aí, nenhuma novidade. O que aconteceu de positivo para a educação online, de fato, foi a intensificação e/ou o lançamento de projetos online para que os alunos, sem sair de casa, começassem suas aulas.

Descobri aí uma série de exemplos: os alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Mopi, na Tijuca, usaram videoconferência com os professores.


Também no Rio, o Liceu Franco-Brasileiro, o CEL, a Escola Dínamis e o Colégio Santo Inácio, entre outros, enviaram baterias de exercícios por email que foram, diariamente, respondidos pelos alunos dos ensinos fundamental e médio. E a proximidade dos vestibulares mais o Enem pesarem também nessa acelerada da EAD pois não tiveram suas datas alteradas.


O colégio e o curso pré-vestibular Objetivo oferece vídeos e acesso ao conteúdo das disciplinas, além de exercícios simulado do novo Enem, bem como o acompanhamento da resolução das questões pelo site, em transmissão de vídeo ao vivo.

Para o ensino fundamental, o site do colégio ofereceu debates com participação dos alunos, experiências de ciências e discussão de filmes. E para aqueles que ficaram em recuperação obrigatório, aulas online de revisão. O site do colégio também disponibilizou atividades de música, jogos e oficinas para os alunos de educação infantil e ensino fundamental.

Outro dado: só na rede estadual foram quase 15 milhões de alunos em 5 estados sem aula por 15 dias - pena que estes ainda não tem estas facilidades das particulares.

Independentemente da discussão dos infectologistas sobre a data de retorno às aulas, o fato real e ótimo é que a EAD ganhou uma nova percepção dos pais pois são eles os que mais desconhecem as possiblidades e facilidades tecnológicas para o aprendizado.

Quando a EAD tiver a status de política de Estado para aprendizagem não precisaremos mais de eventos-catástrofe para adotar meios que facilitam a vida dos alunos, pais e professores - e sem neura.

Parece que o Estado de São Paulo (com a Univesp), mesmo com uma chuva de críticas, encarou o desafio. Eu vou torcer muito para dar certo e trabalharei para isso - se for o caso.Trabalho muito bem sob pressão :-)

Giancarlo Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário