segunda-feira, agosto 31, 2009

Tipos Diferentes na Web

Li recentemente um estudo de um instituto americano de pesquisas, Pew, apontando os hábitos de adultos na era da Web 2.0. Até aí, sem novidades. O divertido do estudo é a divisão "identificada" que eles fizeram de raças de humanos, excluindo a raça dos adolescentes que não entrou na pesquisa porque já vem chipada de útero.

Em resumo, 4 raças aparecem no topo, como a elite dos consumidores de tecnologia, 4 outras como os que não ligam a mínima (os últimos da lista), e outras duas que ainda não decidiram o que fazer. A divisão é esta:

1 – Onívoros – Sabem tudo sobre gadgets e serviços da internet, participam muito do ciberespaço e têm seus próprios blogs e sites

2 – Ligados - Usam celulares sofisticados e ficam bastante tempo online. Vivem satisfeitos com esses recursos, ligados em comunidades e hobbies.

3 – Veteranos desanimados – Usam muito a internet e menos celulares. Não estão tão satisfeitos com com TI e tecnologias de comunicação.

4 – Produtivos – São super otimistas sobre o poder da tecnologia para se manter atualizados, realizar seu trabalho e aprender coisas novas.

5 – Centrados em mobilidade – Eles adoram a funcionalidade dos celulares, mas usam menos a internet

6 – Conectados mas aborrecidos – Investiram muito em tecnologia, mas acham a conectividade invasiva e consideram tanta informação um peso

7 – Experimentadores inexperientes – De vez em quando usam os recursos de interatividade, mas poderiam explorá-los mais, se tivessem mais experiência

8 – Light mas satisfeitos – Usam um pouco de tecnologia, mas ela não ocupa um espaço central na vida deles

9 – Indiferentes – Apesar de ter celulares e acesso à internet, usam um e outro intermitentemente, e acham a conectividade uma atrapalhação

10 – Desconectados - Não têm celular ou acesso à web. Tendem a ser mais velhos e estão satisfeitos com a velha mídia

Exceto pela classe média talvez o estudo não reflita o cenário brasileiro, considerando a disponibilidade de infra-estrutura e acessos dos EUA. Lá a Pew não explorou a relação entre o poder de compra das pessoas e uso de tecnologia. Independentemente dos prós e contras, vale a pena baixar ele na íntegra aqui.

Um ponto interessante é que os "onívoros" tem idade média de 28 e há 10 estão online. Eles são os mais novos, já que os chipados, já disse, foram excluídos.O grupo que está mais próximo no sentido de antenados online (os mesmos 10 anos na rede, em média), os "produtivos", tem idade média de 40. Esse quadro está na página 39 (o estudo tem 65).

Deduzir o que então? Haverá uma migração no decorrer dos anos, com a idade média dos onívoros diminuindo e um equacionamento do tempo de antenados online. Mesmo que os 10 grupos continuem a existir, os 6 primeiros dominarão; em alguns anos talvez tenhamos veremos a extinção de alguns tipos - até para facilitar o estudo :-).

Giancarlo Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário