segunda-feira, maio 25, 2009

Assim caminha a (jovem) humanidade

Tem muita gente interessada em saber para onde caminha a aprendizagem dos jovens. É esse o tema que tem consumido boa parte do tempo de nossas discussões na NexPeople.

Um ponto de referência para entender é o Digital Youth Project, que tem como "casa" o Institute for the Study of Social Chance, ligado à Universidade de Berkeley, de onde surgem diversas pesquisas deste e para este segmento educacional.

Particularmente o projeto a que faço referência aqui no blog chama-se
Living and Learning New Media, que chama a atenção na direção de observar as vidas diárias de jovens, como e porque acoplam novos meios de comunicação para a sua aprendizagem.


É uma busca em compreender a cultura da juventude buscando trazê-lo ao debate sobre o que faz e o resultado desta cultura no ensino-aprendizagem. É um modo para que os "imigrantes digitais" - e não nascidos digitais como estes jovens - vejam e criem alternativas criativas às ações que pretendem em educação.

Eles comentam que adultos podem ver esses instrumentos como ameaças - afinal, tudo o que é novo assusta -, mas que isso é irreversível e é preciso compreender (a palavra mais citada do estudo) e escutar com cuidado essas experiências para (adivinha?!) aprender.

Vale a pena tomar tempo e ler. É um pouco extenso (+/- 50pgs), mas é ótimo! E prático.

GC

Nenhum comentário:

Postar um comentário