quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Usp a distancia

USP aprova seu primeiro curso de graduação à distância
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:28 hs.

Curso de licenciatura em ciências tem como objetivo formar professores.

Serão oferecidas 360 vagas anuais em quatro pólos.

O Conselho Universitário da USP aprovou nessa terça-feira (10) a criação do primeiro curso de graduação à distância da Universidade, que fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior.

O curso, de licenciatura em ciências, tem como principal objetivo a formação de professores de ciências para o ensino fundamental.

Serão oferecidas 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.

“O projeto pedagógico do curso é inovador, pois promoverá o ensino multidisciplinar, que permitirá a integração das grandes áreas do saber, como física, química, astronomia e sociologia, por exemplo”, afirma a reitora da USP, Suely Vilela.

A licenciatura em ciências terá carga horária total de 2.835 horas, contemplando todos os componentes comuns estabelecidos para os cursos de licenciatura, de graduação plena, como também os previstos no Programa de Formação de Professores da USP.

Carga horária

Do total da carga horária, 52% das aulas serão desenvolvidas à distância, sendo 1.800 horas de atividades relacionadas com os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, e 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas às atividades acadêmico-científico-culturais.

O concurso vestibular será realizado pela Fuvest, e será específico para essa modalidade de ensino. O vestibular deverá oferecer bônus de forma a priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica; licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente; portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área; egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados; e portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

As normas e as datas do Vestibular serão estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade.

Fonte: G1 - Portal Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário