quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Gerenciando a distância


Num mundo cada dia mais globalizado em todas as suas ações (e respectivas reações) com os times cada vez mais diversos, trabalhando em cidades, estados e países com culturas diferentes dá para se entender a preocupação essencial no gerenciamento eficaz dos times de trabalho, e daí buscar entender como pode-se gerenciar independente desta distância física. A história é conhecida: quem gerencia pode pensar que está tudo indo bem e isso quase sempre não acontece da forma como imagina.

Existem times que colaboram e que até ouvem o que seu "gerente remoto" tem a dizer a respeito de determinado assunto local, mas não enxergam razões claras - muitas vezes - para concordarem com a opinião remota; muitas vezes a executam por pressão ou imposição, não porque vêem aquilo como o melhor para a organização. A percepção local é diferente.

O grande desafio deste gerenciamento remoto é ter este time não só conectado e integrado à cultura corporativa, mas vivendo o sentimento que fazem parte da organização, absorvendo sua missão e visão. Segundo um relatório da The Conference Board, os gerentes de maior sucesso efetivo em suas ações cultivam uma ótima relação, tem foco no que o time local diz e procuram desenvolver as pessoas; isso traz quem está sendo gerenciado a distância para um único espaço, de iguais oportunidades. Aí a coisa anda.

Parece que há uma certa dispersão em muitos times fora do ambiente tradicional gerente/subordinado. Em empresas nacionais, multinacionais ou transnacionais muitos trabalham com 2, 3 até quatro diferentes gerentes. De forma horizontal ou vertical, em grupo de produtos/serviços, enfim, há uma sobre-camada de gerenciamento que se não bem administrada gera conflitos e dúvidas. Daí deve-se considerar também que os recursos tecnológicos hoje baseados em vídeo+áudio+texto - como skype, dim-dim, msn, webcasts e até videoconferência - aproximam muito mais que há anos e ajudam a construir uma atmosfera mais pacífica na relação.

E não se deve esquecer nesse cardápio de prover para quem trabalha remotamente as mesmas chances de desenvolvimento de quem está - vamos dizer - no site principal da empresa, o que é um grande desafio corporativo.

Associando essas facilidades, um bom programa de coaching, um sistema de comprometimento local e feedbacks informais constantes esse gerenciamento certamente pode trazer resultados mais efetivos. E lembre que por conta desse cenário economico turbulento as empresas vão procurar eliminar ineficiências e essa de gerenciamento remoto mal feito é uma delas.

GC


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