sexta-feira, janeiro 30, 2009

Quick Note - cada caderno da publicação trata de um tema específico

Cada caderno da publicação trata de um tema específico

A temática da publicação Indagações Curriculares está dividida em cinco eixos que são tratados em cadernos específicos elaborados por uma equipe de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Esse material foi distribuído às escolas das redes públicas estaduais e municipais, a partir de dezembro de 2008.

O documento propõe que o debate envolva os profissionais das escolas e das secretarias de educação que devem formular e oferecer respostas para cinco perguntas sobre o currículo: o que é; para que serve; a quem se destina; como se constrói; e como se implementa?

Cada caderno trata de um eixo e apresenta a relação dos especialistas e coordenadores que trabalharam na construção dos conteúdos:

Currículo e desenvolvimento humano – Texto elaborado por Elvira Souza Lima, traz uma reflexão sobre o tema tendo como referência conhecimentos de psicologia, neurociências, antropologia e lingüística. O documento tem 56 páginas.

Educando e educadores: seus direitos e o currículo – É um material construído por Miguel Gonzáles Arroyo, que ressalta a importância do trabalho coletivo dos profissionais da educação na construção de parâmetros de sua atividade. Material com 52 páginas.

Currículo, conhecimento e cultura – De Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau, apresenta elementos para reflexão sobre questões consideradas significativas no desenvolvimento do currículo nas escolas. Aborda a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática, que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos de construção do processo ensino-aprendizagem. Texto com 48 páginas.

Diversidade e currículo – Conteúdo preparado por Nilma Lino Gomes, apresenta reflexões colocadas por educadores nas escolas e em encontros da categoria: que indagações a diversidade traz para o currículo? Como a diversidade é pensada nos espaços sociais? Como lidar de modo pedagógico com a diversidade? Texto com 48 páginas.

Currículo e avaliação – No caderno de Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos Freitas, a avaliação é apresentada como uma das atividades do processo pedagógico da escola. O texto faz considerações sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola, avaliação da escola e do sistema escolar. Material com 44 páginas.

A íntegra dos cadernos está disponível no Portal do Ministério da Educação.

http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=com_content&task=view&id=1185&Itemid=

Ionice Lorenzoni
Fonte: Hoje em Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário