segunda-feira, dezembro 29, 2008

EUA: ônibus escolares ganham acesso à web


Um projeto piloto nos Estados Unidos está transformando os ônibus escolares em salas de aula ambulantes, em que o acesso sem fio à internet permite que os estudantes tenham aulas online a caminho da escola.
O projeto, chamado Aspirnaut Initiative, foi implantado na cidade de Grapevine, no Arkansas. Os melhores alunos recebem laptops ou iPods e têm acesso a vídeos educacionais durante o trajeto de ida e volta da escola, segundo o Wall Street Journal.


A iniciativa surgiu de Billy Hudson, biólogo da Universidade de Vanderbilt, no Tennessee, que ficou chocado ao saber que alguns estudantes passavam até 90 minutos dentro do ônibus a caminho da escola, tempo gasto com brigas, fofocas ou simplesmente com observar a paisagem.

Hudson investiu US$ 70 mil e levantou outros US$ 70 mil junto a amigos para iniciar o projeto. Oito alunos escolhidos por professores ganharam laptops para usar no ônibus e em casa, e mais dez receberão notebooks em janeiro.Outros 20 estudantes usam iPods para assistir a vídeos da National Geographic ou Discovery Channel, informou o Wall Street Journal. Futuramente, serão instalados monitores para que todos os alunos no ônibus possam acompanhar os vídeos. O objetivo é expandir o projeto para escolas de outras cidades do Arkansas, Tennessee e Kentucky.

O Aspirnaut Initiative tem sido criticado com o argumento de que o aluno precisa ser muito motivado para "ter uma aula de álgebra avançada às seis da manhã, chacoalhando dentro de um ônibus barulhento", afirmou o Wall Street Journal. Alguns participantes já deixaram o projeto por terem dificuldade de se concentrar nas lições durante a viagem.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário