sábado, dezembro 20, 2008

Educação a distância ganha adeptos


Realizar um curso de graduação, especialização ou até mesmo uma pós-graduação sem precisar sair de casa. Nos últimos anos, cresce o número de estudantes e profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e capacitação utilizando-se do Ensino a Distância (EAD). O curso de Ciências Contábeis nessa modalidade é um dos mais procurados, juntamente com os de Administração, Pedagogia, Serviço Social, Biologia, Matemática, História, Geografia, Ciências Sociais, Física, Filosofia, Letras e Normal Superior.

Da mesma forma que o interesse aumenta por parte dos estudantes, é maior a oferta de cursos. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2003 a 2006 houve um acréscimo de 571% em número de cursos. As matrículas registraram aumento de 315% no período. Em 2005, os alunos de EAD representavam 2,6% do universo dos estudantes, passando a 4,4% no ano seguinte. No modelo educacional, a aprendizagem não tem limitações espaciais e temporais.

Para maximizar as vantagens, é necessário utilizar meios de comunicação, técnicas de ensino, metodologias de aprendizagem e processos de tutoria, obedecendo a uma série de princípios básicos de
qualidade. A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) calcula que, no ano passado, mais de dois milhões de brasileiros utilizaram essa forma de ensino. A performance dos alunos que optam pela modalidade mostra-se positivo, conforme os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC).

Nas 13 áreas em que o ensino é oferecido a distância e presencialmente, em sete delas os dos cursos de EAD obtiveram melhor pontuação: Administração, Biologia, Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia e Turismo. Em Ciências Contábeis, a diferença foi pequena. Enquanto os estudantes das turmas presenciais obtiveram 33,3, a nota daqueles que fazem cursos a distância atingiu 32,6.

"A expansão está acelerada e grande parte dos cursos é realmente muito boa, mas estamos trabalhando num amplo processo para manter a qualidade", explica o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. Em novembro, o MEC divulgou a desativação de 1.337 pólos em todo o País. O ministério atua na área de regulação dos cursos por meio dos Referenciais de Qualidade, instrumentos de avaliação específicos para o credenciamento de instituições e pólos de apoio presencial.

Instituições recebem participantes de todo o País

Uma das vantagens citadas por quem escolhe estudar pelo Ensino a Distância é o fato de poder participar de cursos oferecidos por entidades localizadas em outros estados sem precisar se deslocar. Tanto as instituições gaúchas quanto aquelas de outras regiões recebem estudantes de várias procedências e até de outros países. Entre as áreas oferecidas pela Ulbra, o curso de Gestão Financeira é um dos mais procurados, com participação de estudantes de vários estados. O currículo é composto por 25 disciplinas e carga horária de 1.700 horas/aula. As aulas são ministradas 90% a distância, com diversos recursos de aprendizagem (ambiente virtual de aprendizagem, internet, contato telefônico) e os outros 10% com encontros presenciais mensais no pólo onde o aluno prestou o processo seletivo.

Conforme o coordenador do curso, professor Igor Roberto Borges, os alunos adquirem conhecimentos em gestão, administração, contabilidade e economia. Vários estudantes possuem uma formação e já atuam nas áreas bancárias e financeiras, com conhecimento prático. "Muitas vezes, a motivação para voltar a estudar está no desejo de obter uma formação de nível superior, o que auxiliará a conquistar cargos melhores onde atuam", explica. Como muitas empresas possuem carência de profissionais com formação na área financeira, o curso é uma boa opção para aqueles que querem atuar no segmento.

Com pólos em diversas regiões brasileiras, a Ulbra formará neste semestre uma turma de alunos do curso de Gestão Financeira nos estados do Amazonas e Pará. Dayane Mylleo de Miranda é uma das graduandas do grupo de Belém. Ela trabalha na área financeira em uma cooperativa e diz que o curso está auxiliando na sua capacitação. "O contato com o professor, mesmo ele estando longe, é feito de forma com que tenhamos a sensação de participar de uma aula presencial", conta. Quando as dúvidas são maiores, a possibilidade de ir ao pólo disponibilizado pela universidade em Belém auxilia no aprendizado.

Da mesma forma, estudantes gaúchos buscam instituições de fora do Estado para aprimorar seus conhecimentos. O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), localizado em Santa Catarina, oferece desde o segundo semestre deste ano o curso de Ciências Contábeis a distância. Osir Afonso Tessari, coordenador do curso, diz que é grande o número de alunos do Rio Grande do Sul. Eles assistem semanalmente a uma aula presencial no pólo credenciado pelo MEC em Porto Alegre e realizam as demais atividades a distância. A Uniasselvi oferece pólos também em Bento Gonçalves, Camaquã, Erval Seco e Passo Fundo.

A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) oferece turmas fechadas para empresas e grupos abertos ao público. De acordo com a gerente de eLearning Maria Rosa Trombetta, a instituição recebe inscrições de participantes de outras nacionalidades, uma vez que oferece cursos em português e espanhol.
Na área de Ciências Contábeis, a Fipecafi disponibiliza diversos cursos de curta duração, como Contabilidade Empresarial, Internacional, Tributação de Derivativos, Governança Corporativa e outros. A procura é grande entre profissionais que atuam no setor.

Estudante desenvolve características diferenciadas

Entre os pontos positivos destacados pelo Ministério da Educação dos cursos de Ensino a Distância, estão a flexibilidade no acesso aprendizagem, com amplas possibilidades de escolha de local e horário de estudo, acesso universal educação, inclusão e atendimento a um número maior de pessoas, aprendizagem melhorada e autonomia dos alunos, que desenvolvem competências diferenciadas. A assistente operacional e webdesigner do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) Clarice Triaca, graduanda em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas pelas Faculdades Rio-Grandenses (Fargs), realizou um estudo sobre a viabilidade de implantação de cursos de Ensino a Distância. Segundo ela, pesquisas indicam que 60% dos alunos de EAD já têm filhos, uma renda salarial mais elevada. "Muitos são profissionais já com uma graduação e que buscam um segundo curso para complementar seus conhecimentos", diz.

Além disso, o estudante adquire uma característica que o aluno presencial muitas vezes não possui: a autogestão do tempo. Por ter um distanciamento físico do professor e não estar em uma sala de aula, o estudante busca sozinho solucionar seus problemas. Esse fator já chama a atenção de muitos empregadores, que consideram um ponto positivo a participação de funcionários em cursos de EAD. No modelo presencial, essa faceta ainda é carente, pois não há um estímulo para que o aluno busque informações. No que se refere ao professor, ele também precisa ter alguns diferenciais, como estar atento e voltado a novas tecnologias. "É primordial que, ao lecionar, o faça com dinâmica. Para alguns, o Ensino a Distância pode ser em um primeiro momento tedioso, já que o aluno está sozinho", pondera Clarice.

Fonte: jornal do comércio

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