domingo, novembro 16, 2008

Ensino a distância terá grande expansão

16/12/2008 - Encontro de coordenadores da UAB prepara criação de novos pólos

Coordenadores das instituições de educação superior que fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) se reúnem em Brasília terça e quarta-feira, 16 e 17. O objetivo é a troca de experiências e o debate sobre aspectos técnicos da implementação de pólos e cursos. A abertura do encontro, nesta terça-feira, 16, terá a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, e será transmitida ao vivo pelo portal do MEC, a partir das 9h.

De acordo com o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, o encontro vai permitir que os coordenadores mostrem soluções encontradas na implementação dos cursos de graduação e especialização da UAB dentro das suas universidades. “Muitas vezes, uma instituição encontra um caminho, uma metodologia. Ao transmitir a experiência para outras, pode facilitar os trabalhos e possibilitar avanços enormes”, afirma.

No momento, a Universidade Aberta do Brasil é composta por 71 instituições, entre universidades federais, estaduais e centros federais de educação tecnológica (Cefet). No total, são 500 pólos e cerca de 300 cursos de graduação e especialização em todo o país.

A partir do Plano de Ações Articuladas (PAR), abriu-se a oportunidade para a entrada de outras instituições no sistema, em locais que apresentavam carência de formação de professores. Bielschowsky acredita que mais dez universidades devem fazer parte da UAB no próximo ano, chegando a 80 instituições e 800 pólos de apoio presencial.

No encontro também será debatida a implementação do sistema UAB dentro das universidades e aspectos como a criação de conselhos de cursos, concursos para docentes e financiamento. “O propósito disso é fazer com que, ao longo dos próximos dois anos, a UAB se consolide de maneira irreversível, para que possa durar por muito tempo”, destaca o secretário.

A previsão é de que o primeiro semestre de 2009 comece com cerca de 100 mil alunos na Universidade Aberta do Brasil. Ao longo do ano, segundo Bielschowsky, o número deve aumentar para 200 mil e atingir o dobro disso em 2010. A UAB visa, principalmente, a formação inicial e continuada de professores.

Durante o encontro, será apresentado aos cerca de 140 coordenadores o panorama atual da UAB e debatida a contribuição da UAB na formação continuada de professores. Os coordenadores também se reunirão em grupos para discutir assuntos como a instituição de fóruns nacionais das áreas e conselhos de pólos.

fonte: mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário