terça-feira, novembro 25, 2008

Conectados com a escola

24/11/2008 - Com blogs, games e vídeos produzidos pelos alunos, a lição de casa ficou high tech

Verônica Mambrini

A relação das crianças e dos adolescentes com a internet há muito ultrapassou as fronteiras do site de relacionamentos Orkut ou do MSN, que permitem trocar mensagens eletrônicas instantâneas. As inúmeras possibilidades contidas na rede a transformaram em um poderoso instrumento educacional. Os colégios de hoje possuem sites com blogs, atividades interativas, materiais de apoio e projetos extracurriculares online. Além disso, a interação dos estudantes com a internet é incentivada desde o início da vida escolar e os pais também podem ficar conectados à rotina dos filhos.

Os alunos da professora Laura Pecora, do segundo ano do colégio Santa Maria, em São Paulo, foram alfabetizados há pouco mais de um ano, mas já acessam o blog que ela criou para publicar textos sobre as atividades da turma, como peças encenadas pelas crianças e visitas de campo. O objetivo é trazer o aprendizado para o cotidiano. "É importante que os alunos percebam a função social da escrita. Para poder fazer comentários, eles têm de pensar em como transformá- la em um instrumento de comunicação", afirma a professora.

Um dos alunos que mais lêem e comentam o blog é Vinícius Salvato Rodrigues, de sete anos. Ligado em tecnologia desde os quatro, quando começou a acessar a internet com a ajuda da mãe, chegou a criar a própria página, inspirado na de Laura. O blog permite aos pais acompanhar de perto o dia-a-dia dos filhos na escola. "A professora atualiza bastante, é muito bom", diz Tatiane Salvato, que também confere notas e trabalhos pelo site do Santa Maria. Estudantes mais velhos participam de atividades mais complexas, como a criação de games simulando esportes olímpicos. "Programação mexe com raciocínio lógico. Para decidir como o personagem será comandado, o aluno precisa pensar em conceitos de física, ainda que intuitivamente", explica Muriel Vieira Rubens, professor de informática.
VIDA DIGITAL
Os pais participam da vida escolar online dos filhos acessando blogs, vídeos e jogos produzidos por eles. À esq., Tatiane confere o blog da turma do filho. À dir, Victor e Silvia, que assistiu na internet a um telejornal feito por ele

Diferentemente de trabalhos feitos para apresentar somente na sala de aula, a produção digital pode ser compartilhada com um universo maior de pessoas. No colégio Pueri Domus, em São Paulo, os alunos do segundo ano do ensino médio fizeram um estudo de campo no Vale do Ribeira, no interior do Estado, que virou um blog, com fotos, entrevistas e roteiros de trabalho. "Tudo é feito pela web: troco documentos com os alunos, explico o que eles têm que fazer e entregar. É um grande evento de estudo do meio interdisciplinar, e a internet faz parte do currículo", explica o professor Antonio Carlos Silva.

O material publicado no blog extrapolou as fronteiras da sala de aula: o professor contabilizou mais de cinco mil acessos, de cerca de dois mil visitantes, originados em 50 países.

Entre as metodologias mais dinâmicas para o ambiente online estão os webquests. Desenvolvida pelo professor americano Bernie Dodge, da San Diego State University, na Califórnia, consiste em um método de pesquisa orientado pela web. Ou seja, em vez de simplesmente impedir que o aluno recorra aos mecanismos de busca para evitar plágios, são propostas atividades pela internet, com um passo a passo de como pesquisar na rede corretamente e apresentar o trabalho final. O colégio Dante Alighieri, em São Paulo, aplica webquests em diversas séries. Um deles, por exemplo, consistia organizar online a montagem de uma peça sobre a vida de Galileu Galilei, dividindo tarefas em grupos e determinando os fluxos de trabalho pela página de instruções do projeto. "Não existe um jeito único de ensinar", diz a coordenadora de tecnologia educacional do Dante, Valdenice Minatel. "As webquests são elaboradas em conjunto com o professor, que estabelece os objetivos que quer alcançar", diz a coordenad ora.

Outra vantagem que Valdenice aponta é que a tecnologia aproxima pais e filhos. "É um momento de trazer o vínculo para um lugar de destaque. Muitas coisas estão abertas na internet como um convite para os pais", acredita. A administradora de empresas Silvia Marelli Thut, mãe de Victor, aluno do oitavo ano, se empolgou quando recebeu por e-mail a notícia de que o telejornal produzido pelos alunos seria transmitido pelo site. "Assisti ao trabalho dele ao vivo. Não resisti e comecei a ver os dos outros grupos", diz Silvia. Além de acompanhar notas e o programa escolar, a mãe usa a internet para se comunicar com a escola. "Fico sabendo bem antes de uma situação a respeito da qual a orientação poderia me chamar, como uma nota baixa."

Para evitar o mau uso da internet, é importante os pais cobrarem da escola o aprendizado de conceitos de segurança online, como não divulgar informações pessoais e não marcar encontros pessoalmente.
Fonte: Revista Isto É - Ed. 2038


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