terça-feira, outubro 14, 2008

Os três processos básicos de uma empresa: estratégia, pessoas e orçamento

14/10/2008 - “É muito importante converter os três processos básicos de uma instituição”:

Estabelecer estratégias, ter um orçamento e planejar sobre as pessoas e a sucessão. “Em um ensino interativo, em que tanto o líder como seus seguidores ensinem e aprendam.”

Os processos de mudança, crescimento, desenvolvimento e maturidade organizacional vem sendo estudado pelos vários campos do conhecimento: Na Administração, Sociologia, Biologia, Física, Teologia entre outras áreas das ciências. Todas elas imbuídas em criar co-relações entre o pensamento científico e os princípios gerenciais das Instituições. Com o advento da sociedade do conhecimento, onde a informação está a um click de um botão, a interatividade é estabelecida, derrubando as barreiras limitadoras do espaço físico e criando um clima propício ao diálogo a uma nova forma cooperativa de disseminação do conhecimento. David Bohm, físico quântico e muitos de seus discípulos pontuam que na teoria quântica lidamos com interconexões. A Administração apresenta a idéia da sinergia, onde a força de um grupo potencializa as competências individuais. A sociologia pontua a Ciências do Caos, baseada no estudo de sistemas complexos e dinâmicos, propiciando que o conhecimento da complexidade, de interações entre as várias áreas do saber possa despertar uma variedade de interconeções. Mathew Slick explica que a Cosmovisão cristã é um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no mundo, responsabilidades para com a família, interpretação da verdade, questões sociais, etc.
O primeiro parágrafo deste texto já traz em si mesmo grandes discussões, oferecendo, desde logo, uma primeira reflexão na abordagem do tema como um todo. Na observação dos fatores que estão por trás das dinâmicas de organizações que crescem, notamos um ponto comum em todas elas: São Instituições que Ensinam.
O conceito de Instituição que aprende se articula com o conceito de Instituição que ensina. Aprender é assumir o controle do aprendizado e ter o senso de responsabilidade de levá-lo a outra pessoa ou a outros públicos.
As informações se multiplicam a cada dia (velocidade) e precisamos aprimorar nossos conhecimentos no mesmo ritmo (escala), para não sermos sobrepujados à famosa lata de lixo da história. A empresa que ensina, ao articular estas duas dimensões – velocidade e escala, estabelece um sistema interativo de aprendizagem com toda a sua comunidade e rede de relacionamentos. Ou seja, a organização pode vir a ser um espaço por excelência para onde devem convergir todas as informações, isto quando não albergam o nascedouro de parte do pensamento científico. Observa-se a ausência de sintonia e de organicidade no tratamento do conhecimento criado, das informações recebidas, enfim no fluxo do processo “informação” para agregar valor a determinados fins, como o crescimento da organização, das pessoas, da comunidade e na contribuição do processo de ensino-aprendizagem.
As mudanças organizacionais na realidade, não acontecem de baixo para cima. É preciso que a alta administração tenha uma postura de aprendizagem e capacite toda sua equipe para ter a mesma postura. Só depois de instaurada essa mentalidade é que se dá o efeito cascata de tornar a comunidade inspirada em seus objetivos.
Equipes ensináveis são capazes de inovar sempre independente de circunstâncias externas ou internas e possuem o espírito de cooperação e não competição entre si. Possuem a mentalidade da abundância -- uma profunda convicção de que existem bastante recursos naturais e humanos para realizar os seus sonhos e que o meu sucesso não significa necessariamente o fracasso para os outros, uma vez que o sucesso dos outros não impede o meu. A mentalidade da abundância, muitas vezes é o que faz a diferença entre a excelência e a mediocridade, principalmente porque elimina o raciocínio mesquinho e relações agressivas. Quanto mais nos baseamos em princípios mais desenvolvemos uma mentalidade de abundância, mais gostamos de dividir o poder, lucro e reconhecimento.Ficamos realmente satisfeitos pelo sucesso, pelo bem-estar, pelas realizações, pelo reconhecimento, e pela notoriedade dos outros. Acreditamos que o sucesso destes vem acrescentar e não subtrair em nossa vida.
O instrutor em uma organização possui um conjunto de conceitos e valores a serem ensinados ou partilhados. Eles dão sustentação às idéias, mas as idéias não são tudo. A forma como os funcionários aprendem, recebem ou percebem essas idéias não são lineares. O gestor ou líder deve considerar o mesmo processo para com sua equipe. Aprendizes precisam estar motivados e o envolvimento gera comprometimento, que por sua vez gera alinhamento estratégico, ao que podemos chamar de “ sentido de propriedade conjunta ”. Segundo Noel Ticky esse é o ciclo do ensino virtuoso. Ao pensarmos sobre bons professores e boas experiências didáticas descreveríamos tais experiências como sendo as que tanto o instrutor como o aluno aprendem, ambos tiveram a ganhar, a agregar e melhorar.
Assim invertemos a ordem da pirâmide no processo de Liderança e aprendizagem.
As pessoas tornam os processos interativos, existe ensino tanto para o Líder como para a equipe. O líder não tem credibilidade ao fazer um discurso e viver uma vida diversa. As lideranças que nos influenciaram através da história usaram o seu carisma e autoridade em prol do bem coletivo e não em benefício próprio.
Ao pontuarmos esses três princípios: a criação de um ponto de vista ensinável, o aprendizado da comunicação, o desenvolvimento do ensino interativo e sua transformação em importantes processos institucionais criamos o ciclo de ensino virtuoso, segundo Noel Ticky, seriam estágios de desenvolvimento fundamentais pelos quais as pessoas passam na Instituição e no entendimento de como é possível maximizar o aprendizado / ensino, com oportunidade de ensino virtuoso em cada nível.

Maria Carmem Tavares Christovám é colunista do Portal Administradores
Diretora da Gênesis Consultoria Educacional
http://www.genesisedu.com.br
Consultora do Projeto Linha Direta
http://www.linhadireta.com.br
Diretora da PANAMERICANA - Faculdade de Arte, Design e Comunicação
http://www.escola-panamericana.com .br

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