quinta-feira, setembro 18, 2008

Você sabe o que é Ideb, Prova Brasil, Saeb?

17/09/2008 - Uma das idéias inicias deste blog era a de tentar esclarecer nomenclaturas e políticas da educação brasileira, ainda desconhecidas da maioria da população. Uma pesquisa divulgada nesta semana mostrou, mais uma vez, o quanto essa informação é importante.

Segundo o estudo feito pelo Ibope, só 12% da população diz conhecer ou já ter ouvido falar sobre o Saeb, uma avaliação realizada pelo MEC desde os anos 90. Com relação ao Ideb, índice criado em 2007, foram 15%. Outros 21% afirmam conhecer a Prova Brasil, também mais recente. Apenas o Enem, que já completou 10 anos, é de conhecimento de boa parte da população (84%).

Para ajudar, vamos a uma breve explicação de cada uma dessas siglas:

Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica
A prova é feita por estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, a cada dois anos, no País. Os alunos são escolhidos por amostragem e vêm de escolas públicas e privadas. Há questões de português e de matemática. A primeira edição em 1990.

Prova Brasil
O exame foi criado pelo governo Lula em 2005 para avaliar todos os alunos de 4ª e 8ª séries, somente de escolas públicas. Estas são as duas principais diferenças com relação ao Saeb: prova universal e focada na rede pública. Por causa disso, é possível ter uma nota para cada escola e não apenas por Estado, como o Saeb. As questões também são de português e matemática

Ideb
Esse é um índice e não uma prova. Ele é calculado a partir da nota da escola, cidade ou Estado na Prova Brasil e da taxa de aprovação também na escola, na cidade ou no Estado. O Ideb varia de 1 a 10. Quanto menos tempo o aluno demorar para passar de uma série para outra (menos reprovação), melhor será seu Ideb. Quanto melhor for o desempenho na Prova Brasil, também.

Enem
É um exame feito por alunos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio (antigo colegial). Ele ocorre todo ano e, diferentemente dos citados acima, é voluntário e depende da inscrição do participante. Sua nota atualmente é usada para melhor a pontuação em vestibulares públicos e privados e para seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas a alunos carente em faculdades particulares.

O rol de siglas não pára por ai. Em São Paulo, por exemplo, há ainda o Saresp, uma mistura de Saeb e Prova Brasil feito apenas no Estado. E o Idesp, um índice paulista equivalente ao Ideb. Há quem critique a profusão de avaliações e indicadores, mas o fato é que eles têm contribuído para se traçar um perfil da educação brasileira, algo que não existia antes dos anos 1990. Além de compreendê-los, resta à população cobrar que sejam realmente considerados nas políticas públicas do País.

Renata Cafardo

Fonte: O Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário