segunda-feira, setembro 01, 2008

Negócios de incubadora fazem sucesso na rede

29/08/2008 - Marcelo Rezende, criador do software TAW: "É uma folha mágica"

Um em cada 74 brasileiros já fez um curso a distância. O número de matrículas formais nessa modalidade de ensino ultrapassa 2,5 milhões, segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância. Com a demanda crescente por profissionais qualificados e a disseminação da internet banda larga, boas oportunidades têm surgido para empreendedores criativos. Em Santa Catarina, duas pequenas empresas têm se destacado por inovações em Educação a Distância (EAD).

A TalkAndWrite desenvolveu uma ferramenta para que pessoas conectadas pelo Skype - software de telefonia por internet - escrevam, desenhem, grifem e digitem sobre documentos. Único software brasileiro certificado pelo Skype, está em segundo lugar entre as extensões mais baixadas pelos usuários, com 5 mil a 6 mil downloads diários. A FabriCO, especializada em educação continuada e gestão do conhecimento, usa ferramentas colaborativas em seus processos internos e adotou um modelo de gestão em que os colaboradores podem ser sócios do negócio.

Ambas se alimentaram do ambiente favorável de uma incubadora empresarial com sede em Florianópolis, o Midi Tecnológico, mantido pelo Serviço de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC) e gerido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Com dez anos de existência, o Midi já graduou 39 empresas e atualmente apóia 19. Nos últimos três anos, as empresas que passaram pelo Midi geraram 400 empregos diretos e faturaram R$ 46 milhões. A taxa de sobrevivência das graduadas é de 93%.

"É uma folha de papel mágica", resume o professor de matemática Marcelo Rezende sobre a ferramenta que leva o nome de sua empresa. "O TalkAndWrite (TAW) é um software de webconferência com características inovadoras, pois simula em tempo real a interação entre pessoas que trabalham lado a lado sobre um mesmo documento". Rezende conta que desenvolveu a idéia em 2005 ao participar de uma comissão avaliadora de cursos no Ministério da Educação: "Reparei que não havia muitas soluções para simular uma aula particular, em que o mestre senta ao lado do aluno".

Ele apresentou o TAW em 2006 na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No mesmo ano o software foi lançado junto com a versão 3.0 do Skype. Em abril de 2007, foi promovido à categoria premium do Skype, compartilhada com somente outras seis extensões. Mais de 850 mil pessoas já baixaram a versão gratuita do TAW. Europa, Ã�sia e Pacífico são os principais mercados para a versão paga, que permite interações simultâneas de até dez pessoas por tempo ilimitado. Criptografia no tráfego de dados garante segurança aos participantes.

A empresa tem uma estrutura muito enxuta: são apenas Rezende, a sócia - sua filha Bruna - e três funcionários. A maioria dos serviços é terceirizada. Foram investidos US$ 500 mil para desenvolver o software.

"O negócio da FabriCO é desenvolver competências", define seu diretor, Norton Moreira. Desde 1999 a empresa, instalada em São José, região metropolitana de Florianópolis, atua em educação continuada e gestão do conhecimento. O paradigma da web 2.0 faz parte do cotidiano interno e do relacionamento com os clientes, por meio de softwares de interatividade. "Usamos o wiki, uma ferramenta de escrita colaborativa, para construir documentos importantes, como o código de ética, o status de projetos de capacitação e a política de recursos humanos", conta.

Em março os diretores da empresa decidiram vender parte das cotas aos colaboradores interessados em participar na gestão e nos resultados do negócio. Esse modelo de contrato social é considerado inovador pela Gouvêa dos Reis Advogados, que prestou consultoria na sua elaboração. Dos 26 empregados, sete já se tornaram sócios.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário