sexta-feira, julho 25, 2008

Você está pronto para o Mobile Marketing?

As ações de SMS MT (Mobile Terminated) são aquelas em que o usuário somente recebe mensagens, não as envia nem interage com a ação. Um exemplo interessante é o envio de alertas de movimentações financeiras. Ou, então, o aviso de chegada de determinado produto que estava fora de estoque.

Esse tipo de ação é muito apropriado quando falamos em agregar valor a um serviço. Por sua natureza unidirecional, é um "plus" que uma empresa pode oferecer para colocar seus clientes a par do que está acontecendo, manter o relacionamento com eles lembrando que a marca está acompanhando as necessidades dos clientes e apta a dar retorno - imediatamente.

Quando utilizada em conjunto com e-mails, essa técnica torna-se ainda mais atraente e relevante. Imagine o seguinte cenário: você mantém um relacionamento com seus clientes por meio de e-mails. Por meio desse canal, você recebe dados valiosos sobre a relevância da comunicação, interesse do cliente, interação e envolvimento que ele mantém com tua marca.

Você vai lançar uma promoção-relâmpago em seu site programada para durar somente quatro horas. Você já sabe, de antemão, que determinados clientes mostraram interesse naquele produto específico. Nada mais justo que disparar um SMS aos melhores clientes, avisando-os de que aquele produto está disponível na promoção em curso.

Por sua vez, as ações de SMS MO (Mobile Originated) são aquelas em que o usuário é quem inicia a ação, enviando um torpedo para participar. Para este tipo de ação, faz-se necessário estabelecer um Large Account (LA), um número único que serve como agregador de todas as mensagens da ação.

O opt-in pode ser feito por meio do envio de um SMS para este LA (exemplo: "envie um SMS para o número XXXX e receba a previsão do tempo no seu celular", onde XXXX é o número do LA). Este tipo de ação permite uma flexibilidade muito maior do que ações MT, já que oferece a possibilidade de interação do usuário com a marca.


Além de poder integrar uma estratégia de relacionamento, a utilização de ações SMS MO abre o espectro de possibilidades para promoções, eventos, serviços e outras ações. O exemplo mais simples é o das promoções do tipo "envie o código da embalagem para XXXX e concorra a prêmios", ou, ainda, "envie um SMS para XXXX e receba notícias diárias."

Mas essas ações não se restringem a isso. Partindo do pressuposto de que você tem a intenção de permitir a interação do usuário com tua marca, a criatividade é o limite para a realização desse tipo de ação. Seguindo o exemplo do tópico anterior, imagine o seguinte cenário: tua marca está patrocinando um evento e você pretende promover uma ação inovadora no estande da empresa.

Você pode disponibilizar uma iluminação especial e convidar as pessoas para enviarem um SMS sugerindo as próximas cores para esta iluminação. Ou, então, você pode promover uma "caça ao tesouro", em que os interessados que enviarem um SMS para participar recebem uma pista. O usuário que desvenda a pista e envia a resposta via SMS para o LA irá receber outra pista via SMS, e assim sucessivamente até encontrar o grande prêmio. Enfim, como você pode ver, as possibilidades são imensas nessa busca frenética por um prêmio.

Quando se fala em ações mobile, é bem ter sempre em mente a questão da aprovação. Todas as ações que envolvam envio de SMS precisam obrigatoriamente da aprovação de todas as operadoras envolvidas. O problema é que cada operadora utiliza seus próprios critérios para aprovar ou não um projeto. Algumas são mais rígidas de que outras quanto ao conteúdo; outras limitam o número de mensagens que podem ser enviadas num determinado prazo de tempo para seus clientes.

Não deve ser surpresa se alguma operadora tirar seus clientes de certas ações. Além disso, outro aspecto importante é o número de LAs disponíveis hoje no mercado. Esse número é restrito, limitado e a maioria já está sendo utilizada. Assim, caso você deseje fazer uma ação SMS MO, planeje com antecedência, pois você pode ter de esperar algum tempo na fila até que um LA esteja disponível.

Uma estratégia que sempre funciona bem é a conjunção de uma ação Mobile com outras "tradicionais". Fica então a dica: preocupe-se sempre com o conjunto, com uma ação perfeitamente amarrada e integrada em todos os pontos possíveis. Montar uma ação Mobile simplesmente por que "é bacana" traz sempre consigo o risco de ser encarada como perfumaria, como algo desconexo do ambiente em que está inserida, e pode acabar não levando ao resultado esperado.

Coerência, sempre, somada a muita inovação!

Fonte: Fábio Zucchetto


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