terça-feira, julho 15, 2008

Empresas vão ampliar investimento em capacitação dos funcionários, aponta pesquisa


O investimento no desenvolvimento de talentos continuará sendo a tônica das companhias até 2010. É o que revela pesquisa feita pela firma de auditoria Deloitte, divulgada recentemente. Foram ouvidas 150 empresas brasileiras e multinacionais sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro e na região Sul do País. Desse universo, 77% afirmaram que pretendem ampliar o orçamento de recursos humanos com treinamento de funcionários nos próximos dois anos.

Para Fabio Mandarano, gerente da área de Capital Humano da Deloitte, as empresas já vêm investindo nesse ponto há algum tempo, pois é uma necessidade preparar as pessoas para o desenvolvimento de negócios de acordo com as demandas de mercado. É uma prioridade para as empresas, pois, de todos recursos destinados aos departamentos de RH, o que agregará mais valor é o treinamento e desenvolvimento.

E esse treinamento, de acordo com o gerente, visa preparar o profissional em todas as suas dimensões. As empresas estão dispostas a investir, por exemplo, na educação de seus funcionários, em treinamentos externos, como custeio de cursos universitários, MBAs, cursos de línguas, aponta o gerente. Mandarano destaca também os treinamentos comportamentais relacionados ao desenvolvimento de liderança, qualidade no atendimento ao cliente, controles e sistemas de comunicação mais eficientes, gestão de riscos e melhoria dos processos.

De todas as empresas pesquisadas, 89% está otimista e acredita em melhoria e/ ou expansão em seus negócios neste ano. Os demais apontam a estabilidade como tônica. E é nesse ponto que o RH deve ter uma leitura ampla e estratégica sobre as metas alcançadas de acordo com os investimentos na área. É necessário ter essa leitura sobre o que está acontecendo com sua organização para que o setor possa angariar mais verbas para as ações".

Para o gerente, os indicadores de RH, que medem a efetividade prática do setor, estão agregando valor de negócios no mercado. Mas é preciso ter um discurso embasado para mostrar isso aos investidores.

Concentração de esforços

Além de ser indicada como a principal área do RH a receber verbas, treinamento e desenvolvimento também foi apontado, por 63% das empresas, como principal objetivo do setor para concentrar suas ações. Nesse sentido, o foco do RH tem sido assessorar os gestores no processo de gestão das suas equipes, apoiando o desenvolvimento, monitoramento de performance e alinhamento da cultura organizacional, além das atividades processuais da área.

Em segundo lugar, indicado por 56% das empresas, outra relevante finalidade do segmento é auxiliar a empresa e/ou outras áreas nos processos de mudança organizacional. Além disso, 48% delas entendem também como prioridade revisar e/ou melhorar o modelo de Gestão de Pessoas da empresa.

Esses números refletem que, preparar as organizações para os novos desafios empresariais, sejam eles externos – como concorrência, produtividade e qualidade – sejam eles internos - controles e sistemas de comunicação mais eficientes, gestão de riscos, modelos de governança, melhoria dos processos -, requer mudanças organizacionais na maioria das empresas.


Fonte: Lucas Toyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário