segunda-feira, março 23, 2009

O que você está fazendo agora, Twitter?

Todo mundo fala da bola da vez, o Twitter, um projeto paralelo do hoje CEO do serviço, e da sua empresa, a ODEO - que já desenvolveu vários projetos digitais.

O CEO em questão, Evan Williams, conta rapidamente para que o Twitter foi imaginado originalmente e para onde a ferramenta está evoluindo, sozinha, e que ainda não existe um modelo concreto de negócio - tal qual o Facebook também. Links patrocinados, em minha opinião, virão em breve no meio dos nossos twits. Já pensou uma daquelas aparições do Obama com um anuncio da Coca Cola?

Agora, para entender de forma (muito) fácil como funciona o Twitter, veja o vídeo da Commoncraft (em inglês):





Aí você percebe que o Twitter é uma plataforma que permite a um usuário publicar mensagens curtas (até 140 caracteres) e formar uma rede de seguidores, que tem hoje mais de 7 milhões de usuários, apenas 3 anos depois de seu lançamento, e que usa de forma muito interessante a mobilidade dos celulares e smartphones.


Nos negócios, o uso da ferramenta vem se disseminando. A rápida troca de informações que a plataforma permite vem inspirando grandes empresas nos EUA, como a Dell, Motorola e Jet Blue, que usam o Twitter para divulgar promoções e até dar suporte técnico a consumidores. E olha que o entendimento em como usar está apenas começando.


Se realmente eles investirem em buscas contextuais como é o boato que corre, o projeto pode ficar bem mais interessante. Tem já muita gente brincando e programando sobre a plataforma - veja aqui o Twitter Fan Wiki -, mas o que vai determinar o sucesso duradouro será o até agora não apresentado modelo de negócios. Vamos esperar prá ver - mas já fiz aqui duas das minhas apostas. Enquanto isso, veja o vídeo do Evan Williams falando sobre o serviço (em inglês).


Só para finalizar: uma forma que tem dado resultado é ter mais de uma conta, ou seja, uma para cada atividade (profissional e pessoal, por exemplo). E esse, o SplitWeet, é um gadget que pode ajudar a fazer isso.



GC

Nenhum comentário:

Postar um comentário