terça-feira, março 17, 2009

O convívio corporativo de diferentes gerações



Tratando um pouco (e novamente) sobre a geração Y, vejo que eles têm visão de curto prazo, bom nível de formação e capacidade de se adaptar às mudanças de forma rápida, como no video game que conheceram quando crianças - Atari e coisas afins. É bem informada – não em profundidade – e informatizada.

Passando pela minha geração, X, vejo que a diversidade, essa mistura de gerações que hoje popula as empresas é bem mais produtiva que a anterior, quando nos misturávamos à geração dos nossos pais.


Essa geração Y já tem a globalização na veia. Isso se reflete nas referências culturais, suas experiências internacionais (viajar e fazer intercâmbio ficou muito mais fácil) que se refletem em sua forma de pensar, de articular. Tudo isso apimentado com a Internet - que este ano completa 15 anos (comercialmente falando) -, motor de uma revolução sem precedentes e que amplia de forma idem a velocidades dos atuais ciclos de produtos e serviços, exigindo diferentes profissionais, novas profissões, criações cada vez mais diferenciadas.


Por exemplo, lidar com o pessoal de 20 e poucos anos que integram as equipes de TI, Marketing ou Comunicação das empresas é uma experiência interessante, pois eles chamam atenção por sua sofisticação tecnológica. E
tem muito a contribuir com as empresas, necessitando apenas de uma voz de comando assertiva, com metas bem definidas e claro reconhecimento.

Quem afinal não quer ao seu lado
pessoas que cresceram usando computador, internet, telefone celular, MP3; que têm centenas de canais de TV à disposição – sendo que há momentos em que nenhum atende suas expectativas. Mais, que são multitarefas, capazes de desenvolver projetos, ouvir música e falar ao telefone - tudo ao mesmo tempo. Eu quero - aliás acho essa convivência essencial à qualquer empresa; diversidade é criatividade, é inovação.

Entendo que as novas formas e formatos de relacionamento colaborativo substituirão o organograma de hoje (é um processo longo e demorado) e que quando essa geração encontrar outra a passagem será mais tranquila, pois todos terão nascido sob o signo da grande rede.

Vai ser bem interessante ver isso na tela do meu celular, refletida na parede. Aliás, como vai ser o celular?


GC


Nenhum comentário:

Postar um comentário