quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Universidade de pais

Tarefa de casa
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 10:41 hs.

Universidade para pais criada na Espanha pretende ensinar adultos a educar seus filhos

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

É dito (e muito bem constatado) que filho vem sem manual de instruções. Mas não dá mais para argumentar que não existe escola que ensine a ser pai ou mãe. Pelo menos na Espanha, onde se oferecem aulas para pais na recém-criada Universidad de Padres, coordenada pelo filósofo espanhol José Antonio Marina.
A universidade, inicialmente on-line, pretende oferecer aos pais aulas fundamentadas em princípios da psicologia e da pedagogia. "Queremos ajudar os pais a elaborar seu projeto educativo de família, porque cada uma se movimenta de uma forma muito específica", disse Marina à Folha.
Cerca de 500 pessoas já se inscreveram no curso, que é gratuito e tem dez meses de duração. A primeira fase de matrículas, já encerrada, foi limitada para pais com filhos de até seis anos. Em maio, serão abertas inscrições para pais de crianças de até dez anos -pessoas de todo o mundo podem se matricular, desde que consigam se comunicar em espanhol.
Marina, também especialista em educação, observa que os pais buscam informações mais específicas sobre como educar os filhos e, muitas vezes, ficam perdidos com as diferentes propostas educativas e com a separação existente entre a família e a escola. Isso explica, para ele, a relevância de ensinar os adultos a educar seus filhos. "O mundo todo reconhece a utilidade das escolas para pais, mas não se havia descoberto uma forma de colocá-las em prática. As novas tecnologias nos permitem aproximar [dos pais] de maneira que as atividades da universidade sejam compatíveis com os horários sobrecarregados dos pais", comentou Marina.
O formato do projeto é inédito. Outras iniciativas de escolas para pais, inclusive no Brasil, oferecem palestras e grupos de discussão, mas não acompanham todo o processo educativo das crianças ou não são organizadas por profissionais. A proposta da universidade espanhola é monitorar os pais desde o último trimestre da gravidez até os 16 anos da criança.

Curso
Ao longo do período, o aluno é orientado por um tutor, que prepara atividades e tarefas de casa, faz avaliações, dá notas e auxilia nos problemas e nas dúvidas, tudo isso para que os pais consigam transmitir aos filhos o que é chamado de recurso educativo. "São as capacidades intelectuais, afetivas e éticas com que a criança vai contar para enfrentar a realidade, seus problemas e as decisões que tomará ao longo da vida. Todos os pais querem deixar recursos econômicos aos filhos, mas deixar um "capital educativo" é importante da mesma forma", explicou Marina.
O estudante precisa se comprometer com o programa indicado: quem não participa ou não executa os trabalhos tem a matrícula cancelada. Os pais também podem trocar experiências por meio de fóruns de discussão promovidos pela instituição. O próximo passo, disse Marina, é formar grupos nas escolas das crianças para que elas organizem encontros e os pais possam participar de aulas presenciais.
As famílias, em grande parte dos casos, não sabem o que esperar de cada fase da vida da criança, e um curso como o da Universidad de Padres ajuda, afirma a psicóloga Belinda Mandelbaum, coordenadora do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade da USP (Universidade de São Paulo). "É uma ação pertinente.
Toda a psicologia do desenvolvimento trouxe questões importantes que devem ser compartilhadas com a comunidade. Não para oferecer um "manual", porque isso é uma furada, e sim para ampliar a consciência dos pais, seja do que é educar, seja da realidade em que as crianças vivem, seja para promover um debate sobre o mundo que é apresentado para a criança", diz.

Experiências brasileiras
No Brasil, alguns grupos desenvolvem cursos de curta duração para orientar as famílias. A Escola de Pais do Brasil, criada por religiosos católicos em 1963 com base nas escolas de pais da França, oferece cursos gratuitos, formados por dez encontros de uma hora e meia.
Os palestrantes, presentes em cem cidades brasileiras, são voluntários treinados pela própria organização, sem especialização em educação, que vão a escolas, empresas, condomínios ou aonde forem solicitados. "Por ano, cerca de mil pessoas passam pelos cursos em todo o país. A preferência é que pai e mãe participem juntos, mas, hoje em dia, vai somente a mulher ou o marido ou, ainda, a avó que tem a responsabilidade de cuidar da criança", diz Ronald Affonso Silva, diretor administrativo da organização.
Trabalho semelhante é desenvolvido pelo Núcleo de Análise do Comportamento da UFPR (Universidade Federal do Paraná). São oito encontros com duração de duas horas, ministrados por especialistas da universidade. "Essa é uma questão que aparece com frequência na literatura internacional. Propõe-se fazer a escola de pais, mas com profissionais especializados. Não vamos ensinar ética nem valores, direcionar a mesada ou o número de banhos por dia. Falamos de princípios do comportamento, por exemplo. Funciona para pais de crianças com até dez anos", diz a psicóloga Lídia Weber, professora do Departamento de Psicologia da UFPR.
Nas reuniões, os profissionais falam de temas gerais, que podem ser extrapolados para a maioria das famílias, como princípios de aprendizagem, relacionamento afetivo com o filho, como agir quando o comportamento é adequado ou inadequado, entre outros temas. Clima conjugal negativo, hostilidade, ausência de regras e falta de afeto são comportamentos ruins para o desenvolvimento e são frequentemente questionados nos cursos.
"Os pais não se atualizam e esperam que a escola resolva. E o maior problema não é os pais ficarem mais tempo fora de casa. Fizemos uma pesquisa, e as donas-de-casa apareceram como as piores em práticas educativas", afirma Weber. Para a psicóloga, os cursos para pais não devem envolver interesses religiosos nem políticos para que sejam eficientes no processo educativo.

SAIBA MAIS
Universidad de Padres
www.universidaddepadres.es
00/xx/34/91/441-3084

NO BRASIL
Escola de Pais
www.escoladepais.org.br
0/xx/11/3679-7511

Programa de Qualidade na Interação Familiar da UFPR
www.nac.ufpr.br
0/xx/41/3310-2669
Fonte: Folha de São Paulo - Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário