quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O paradoxo da mudança


Quando analisamos os números do ensino superior brasileiro, podemos perceber o paradoxo que eles representam.

Os dados estatísticos relativos aos dez últimos anos (1996-2006) demonstraram o crescimento de um conjunto de indicadores que sinalizam tempos de tempestade e não céu de brigadeiro.

Vejamos então o paradoxo que o ensino superior vicência:

a) O número de IES, governo após governo, cresce constantemente.

b) O número de cursos e vagas atingem números fortíssimos seja por autorização governamental seja por uso ou abuso da autonomia universitária.

c) Implantação de novas formas e metodologias de ensino, destacando-se os cursos superiores de tecnologia e o ensino à distância.

d) O crescimento do número de matrículas das camadas menos favorecidas da população. Menos poder aquisitivo e nível cultural baixo. O diploma de curso superior como objetivo de consumo de classe “C”

e) A pós-graduação lato-sensu cresce rapidamente, oferecendo do ensino presencial e ou ensino a distância.

f) Os programas stricto-sensu se consolidam e o sistema capes é elogiando em todo o mundo

g) As taxas de evasão, inadimplência e ociosidade dispararam

h) A prática de descontos e “bolsas de estudo” atingiram patamares inadequados. A “guerra de preços” não esta considerando resolução de custos.

i) A não-receita cresce assustadoramente. Na maioria das IES o que se vê hoje é uma receita real menor do que aquela que deixa de ser produzida.

j) Por último, a questão da regulação. Crescem os mecanismos de controle de qualidade oriundos do Mec e seus diferentes setores. Adequar-se aos padrões exige das IES além do atendimento filosófico, um significativo investimento financeiro.

Se, de um lado, esse conjunto de indicadores representam números crescentes, de outro, existiam números que representam tendência de queda que são conseqüências desse PARADOXO:

  • O valor médio das mensalidades esta diminuindo
  • A relação candidato-vaga apresenta decréscimo constante
  • A relação ingressante-vaga atinge números tão baixos que o sinal vermelho para o atendimento ao cliente está aceso em todo país.
  • A lucratividade dos cursos e IES está despencando
  • Em função da queda da lucratividade o nível de competitividade vem diminuindo, tornando muitas IES presas fácies dos grandes “players”
  • Desde setembro, com a crise econômica mundial, o aceso ao crédito bancário e o financiamento de longo prazo estão mais dificies e mais caros
  • Em razão de todas essas variáveis a capacidade de adaptação das IES diminuem consideravelmente
Em síntese: cresce o número de IES, cursos, vagas e matrículas totais e ao mesmo tempo as IES sentem a diminuição
de número de candidatos matriculados e preço médio. Está é a essência do PARADOXO.


Fonte: CMNews

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