sábado, janeiro 24, 2009

Internet avança como canal de decisão de compra



Os locais de compra convencionais estão perdendo espaço para a internet. Nos países desenvolvidos, o meio digital já responde pela decisão de compra de diversas categorias de produtos. A constatação é do estudo Mundo Digital,Vida Digital, da líder global no segmento de pesquisas TNS, que investigou comportamentos e perspectivas online. Concluído no final de 2008, o levantamento reuniu mais de 27 mil entrevistas com pessoas de 18 a 55 anos de 16 países do mundo e não incluiu a América Latina.

Ao analisar o grau de importância da internet na decisão de compra, a pesquisa constatou que, de forma geral, o ambiente online apresenta maior influência nos setores de turismo, tecnologia, finanças e entretenimento. O papel da web foi considerado “fundamental” pela maioria dos entrevistados (86%) que adquiriu um pacote de férias nos últimos 12 meses. No setor de serviços destacaram-se os produtos financeiros (72%); ingressos para shows e teatros (70%) e treinamentos e cursos (69%). A exceção foi a compra de medicamentos — somente 22% dos pesquisados declararam que a internet teve papel importante na aquisição desses itens.

Pesquisa e comparação de preços.

Para descobrir quais mecanismos da web são mais utilizados na hora da compra, o estudo examinou cinco atividades: pesquisa, compra, comparação de preços, debates e procura por opiniões de especialistas. Os itens com percentuais mais elevados de compras online foram os ingressos para shows e teatros (84%) e os pacotes de férias (71%). “Para produtos dessa natureza, a conveniência e a maior disponibilidade de informações do meio digital atuam como facilitadores para a migração dos canais de compras tradicionais para os virtuais", aponta Lucas Pestalozzi, diretor da área de Technology da TNS InterScience.

Produtos como PCs, aparelhos celulares, eletrodomésticos e artigos de áudio e vídeo (TVs e DVDs), obtiveram índices elevados em pesquisa/comparação de preços na web. Em contrapartida, apresentaram um percentual mais baixo de vendas online. Isso significa que, nessas categorias, a rede é utilizada basicamente para investigar características técnicas e comparar preços. “Nos itens de maior valor agregado o consumidor tem necessidade de materializar a compra, ou seja, ele quer olhar e tocar no produto real, o que reduz as chances de efetivar a transação no ambiente online”, ressalta Pestalozzi.

De forma geral, o estudo detecta um avanço da internet como ferramenta não só para pesquisa de informações como também para a comparação de preços. “As empresas que quiserem estimular vendas online e offline devem estar atentas a essa tendência no ambiente virtual e procurar facilitar a navegação", sinaliza Pestalozzi.

Momentos de decisão - O estudo examinou, ainda, o papel da internet em momentos de vida importantes das pessoas: a compra de casa própria, realização de investimentos financeiros, definição de escola para os filhos e escolha de cursos de capacitação profissional. Nesses casos a rede não é utilizada somente para pesquisas, mas também para a troca de informação com outros consumidores e busca de opinião de especialistas.

Em decisões relacionadas ao desenvolvimento profissional, 24% disseram ter avaliado e compartilhado a questão com outros internautas e 27% procuraram a opinião de profissionais. “Com o aumento de novas fontes de informação na web, é fundamental, para a imagem das empresas, monitorar o que se diz sobre elas nos canais da web, como blogs e comunidades de relacionamento social”, conclui Pestalozzi.

O estudo - A TNS realizou a pesquisa no final de 2008 em 16 países, exceto os da América Latina, com o objetivo de investigar comportamentos e perspectivas sobre o ambiente online. Um total de 27.522 pessoas de 18 a 55 anos foram entrevistadas online nos seguintes países: Austrália, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Holanda, Noruega, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo avaliou: 1) a forma como a internet está sendo utilizada para entretenimento, informação e comércio; 2) se as pessoas estão utilizando canais on-line para tomar grandes decisões nos segmentos de saúde, família, educação e investimentos, entre outros; 3) o desenvolvimento da mídia social e 4) o grau de confiança dos entrevistados em fontes de informação online em comparação à mídia tradicional e/ou recomendações de amigos.

TNS - Líder mundial em pesquisa mercado Ad Hoc (sob encomenda), a TNS pertence ao Kantar Group (www.kantargrouptns.com), subsidiária do WPP Group plc, uma das maiores redes blobais de pesquisa, insight e consultoria de mercado. O objetivo estratégico da TNS é ser reconhecida como líder mundial na entrega de informação, conhecimento e insights que auxiliem os clientes na tomada de decisões. Presente em 80 países, a TNS oferece, de forma consistente em todo o mundo, soluções inovadoras de pesquisa de mercado e profundo conhecimento para análise dos resultados.

Fonte: Estudo "Mundo Digital, Vida Digital" - TNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário