sexta-feira, dezembro 05, 2008

Brasil é exportador de know-how em gestão de Recursos Humanos

04/12/2008 - O universo dinâmico das empresas exige criatividade na gestão das pessoas que integram as organizações. Mas apesar de muitos cultuarem modelos de gestão importados, o Brasil é exportador de know-how em gestão de Recursos Humanos.

Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, Presidente da ABRH-Nacional, o segmento de gestão de pessoas no Brasil é extremamente inovador, pois se atualiza de modo constante por meio de palestras, seminários, fóruns e congressos que acontecem todas as semanas, por todo o País.

O Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas - CONARH -, que a ABRH-Nacional realizado anualmente exibe uma força impressionante, ao reunir cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias de realização do evento, sendo que 3 mil destas são congressistas, que assistem a palestras de especialistas sobre gestão de pessoas vindos de diferentes segmentos e, até, de diferentes países.

"Tem um aspecto no qual o CONARH é referência mundial: a diversidade dos palestrantes. Enquanto o congresso norte-americano reúne essencialmente palestrantes daquele país, o nosso CONARH, o segundo maior do mundo em visitantes e faturamento, trouxe este ano palestrantes de nove países diferentes, que vieram mostrar tendências em gestão de pessoas. Isso resulta que o próprio congresso se torna internacional também, pois recebemos congressistas de países como Cuba, Venezuela, Moçambique, Chile, Argentina e Angola", assinala Chelotti.

Segundo Luiz Edmundo Rosa, Diretor Geral do CONARH no Brasil, o Brasil funciona como um grande laboratório para ações de recursos humanos de grupos globais, que investem aqui tempo e dinheiro em programas de gestão de pessoas que vão orientar práticas em todo o mundo.

"As características do povo brasileiro, onde convivem vários grupos raciais em harmonia, além da grande flexibilidade e predisposição para o novo, faz do Brasil um ótimo campo de experimentação nesse sentido, o que explica, em parte, o sucesso de muitos executivos brasileiros no exterior", diz Rosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário