quarta-feira, novembro 05, 2008

Pesquisa revela hábitos de navegação dos funcionários

05/11/08

A Websense apresenta os resultados de sua pesquisa Web@Work 2008 América Latina, que inclui entrevistas com funcionários e empresas do Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e América Central, a fim de averiguar o hábito dos acessos à Internet durante o expediente de trabalho, bem como estes costumes de navegação influenciam a segurança de TI nas empresas.

O estudo mostra, por um lado, o alto índice de funcionários latino-americanos que utilizam seus computadores para navegar por páginas que não estão relacionadas com sua atividade profissional durante as horas de trabalho (cerca de 95% dos funcionários) e por outro, a preocupação dos membros do departamento de TI sobre o tipo de páginas que os funcionários visitam, o que os deixa expostos a ameaças externas.

A atividade que causa mais preocupação entre os membros do departamento de TI, e que cresceu em relação aos dados de 2007, é o fato de poder enviar um e-mail a um endereço incorreto. Se no ano anterior o número estava em torno de 15%, a nova pesquisa revela que, este ano, aproximadamente 40% dos funcionários admitiram ter enviado pelo menos um email a um endereço equivocado. Isto confirma outro ambiente de risco corporativo para os negócios: o vazamento de informação interna e confidencial de maneira acidental.

Cerca de 93% dos diretores de TI afirmaram estar informados sobre o uso que os funcionários fazem dos computadores que são propriedade da empresa.

De acordo com a pesquisa, 95% dos gerentes de TI da região estão preocupados com o comportamento que têm seus funcionários quando acessam a Internet, enquanto que 75% dos próprios funcionários admitiram ter realizado alguma operação ou visitado alguma página de risco não relacionada com sua atividade profissional.

Porém, 49% dos gerentes de nível médio de outras áreas admitiram que passavam mais de 50 minutos diários visitando páginas que não têm relação com sua atividade profissional, enquanto que os gerentes de TI consideram que os que realizam este tipo de atividade são 66%.

As páginas mais consultadas pelos funcionários latino-americanos durante o expediente e que não têm relação com sua atividade de trabalho são: bancos e finanças (77%), notícias, páginas governamentais e email pessoal (75%).

O estudo conclui que as frustrações mais significativas dos gerentes do departamento de TI de grandes companhias na América Latina são: má conduta dos funcionários quanto ao uso que fazem da Internet (57%), manutenção do equipamento de informática da companhia com soluções de segurança deficientes (55%) e restrições de orçamento para o departamento (52%).


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