sexta-feira, outubro 31, 2008

Médicos expandem o uso de recursos tecnológicos

De acordo com uma pesquisa realizada em 10 países na região, 40% dos médicos usam a internet diariamente. Por Matt Hasson

A maioria dos médicos na América Latina usa a Internet freqüentemente para checar correspondência, conduzir pesquisas e ler artigos científicos, de acordo com os resultados de uma pesquisa. Especialistas, porém, vêem um potencial mais amplo para as novidades tecnológicas.

Regionalmente, 55% dos que responderam à pesquisa citaram a Internet como principal fonte de informação profissional.

Medimax International, uma companhia de pesquisa e marketing em saúde global, conduziu entrevistas por telefone com mais de 1.000 médicos em 10 países da América Latina.

Quarenta porcento dos médicos disse usar Internet pelo menos uma vez ao dia; cerca de 20% disse conectar menos que uma vez ao dia, de acordo com informações da Medimax.

A razão mais comumente citada para usar a Internet foi a de procurar informações sobre doenças. O segundo uso mais popular foi pesquisas opções de tratamento. No entanto, médicos tecnologicamente atualizados podem utilizá-la para muito mais, dizem especialistas.

Em uma entrevista para a Ocular Surgery News, Dr. Eduardo Viteri, do Equador, discutiu a transmissão de cursos cirúrgicos na Internet. Dr. Richard L. Abbott de São Francisco, EUA, descreveu recursos online desenhados para ajudar oftalmologistas Latino-Americanos a acessar uma ampla variedade de informação, incluindo ferramentas que conectam médicos da América Latina a especialistas ao redor do mundo para ajuda no diagnóstico e tratamento de pacientes.

Ademais, Dr. Eduardo B. Rodrigues, do Brasil, Dr. Luis J. Escaf, da Colômbia, e Dr. Viteri descreveram seus padrões de uso da Internet. Os médicos disseram que eles confiam fortemente na Internet para pesquisar doenças, acessar revistas médicas e correspondência com colegas.

Recursos online emergentes

Enquanto o acesso à Internet se torna mais amplo, sociedades e organizações oftalmológicas continuam a oferecer um crescente número de recursos online para oftalmologistas em todas as subespecialidades, disse Dr. Abbott.

Como presidente da Associação Pan-Americana de Oftalmologia, ele está ajudando a Academia Americana de Oftalmologia desenhar o Ophthalmic News and Education network (ONE) e Compass, um currículo dentro do ONE. Estes farão parte do Web site da AAO em www.aao.org.

“Este é um grande projeto que terá um enorme impacto na Internet e na educação em todo o mundo, particularmente na América Latina”, disse Dr. Abbott. “Penso que veremos mudanças significativas na educação”.

A rede ONE, através do Compass, cobrirá cerca de 1.500 tópicos clínicos em todas as subespecialidades e incluirá material da AAO e revistas oftalmológicas. A maioria do conteúdo estará disponível sem custos para membros da Academia, disse ele.

“As oportunidades educacionais são enormes, não apenas como recurso de informação, mas também servirá como currículo, auto-avaliação e habilidade de ... receber alguma forma de reconhecimento por seus esforços educacionais online”, disse Dr. Abbott.

“Isto é importante para que os médicos ao redor do mundo possam ler os materiais, fazer auto-avaliações online, passar nos exames e ter o certificado de conclusão ... demonstrando que eles atingiram determinado nível de conhecimento,” disse ele.

Está agendado para que o Compass seja liberado para os membros americanos da AAO no Congresso anual em Atlanta em Novembro 2008. O lançamento internacional do ONE está agendado, a princípio, para Janeiro 2009, disse Dr. Abbott.

O desenho do ONE já foi revisado por sociedades oftalmológicas pelo mundo, disse Dr. Abbott.

“Há muito burburinho e ansiedade sobre isto”, disse ele. “Acho que 2009 será um ano animado. Pode levar algum tempo para conseguir que todos os bugs funcionem... mas acho que o interesse será enorme”.

Recursos educacionais atuais

Atualmente, um dos recursos online para os médicos latino-americanos é o Web site da PAAO, em www.paao.org, que apresenta uma biblioteca online e a versão eletrônica da Vision Pan-America, newsletter da organização. A PAAO também envia a Pan-American Express, atualização semanal conjunta da PAAO e AAO, para milhares de oftalmologistas latino-americanos.

Em um futuro próximo, o comitê editorial Latino Americano da Pan-American Express passará a enviar os resumos de artigos das maiores revistas oftalmológicas latino-americanas, disse ele.

O Web site da PAAO atualmente apresenta links para uma variedade de publicações oftalmológicas internacionais em todas as subespecialidades.

Ademais, o site do Conselho Internacional de Oftalmologia, www.icoph.org, oferece material educacional, como diretrizes clínicas e programas educacionais para residentes.

Dr. Abbott foi otimista dizendo que os recursos da Internet continuarão a favorecer a educação médica continuada e oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, ele ressaltou muitas dificuldades como o idioma, memória de computador e acesso a Internet, principalmente em áreas rurais.

Cyber-Sight

Dr. Abbott também trabalha com a Orbis International, atuando no comitê consultor, criado para supervisionar a expansão do programa Cyber-Sight da organização, que conecta especialistas internacionais com cirurgiões ao redor do mundo.

Cyber-Sight começou em 1998 e se tornou um programa oficial da Orbis em 2002. O site www.cybersight.org foi lançado em 2003. Desde então, mais de 175 médicos parceiros em 50 países buscaram conselhos sobre 3.800 pacientes, segundo informativo da Orbis.

Dr. Abbott disse que há um comitê de consultores e mais de 100 oftalmologistas voluntários que esclarecem médicos que precisam de ajuda em certos casos. Esses médicos fazem o upload das fotografias de seus casos para o site do Cyber-Sight, e o oftalmologista consultor irá ver e dar sua opinião, disse Dr. Abbott.

“Isto tem sido bem sucedido, e já houve várias fotografias transmitidas”, disse ele.

De acordo com Orbis, o Cyber-Sight tem parceiros médicos no Equador, Guatemala e República Dominicana.

“Apenas nesses três países, mais de 850 consultas foram enviadas, o que representa 25% de todas as consultas até o momento”, segundo o informativo da Orbis.

O informativo descreveu os feitos de um oftalmologista pediátrico na cidade da Guatemala em conduzir câncer ocular na infância e retinoblastoma. Através do Cyber-Sight, o especialista diagnosticou mais de 300 casos de retinoblastoma anualmente.

“Tem sido uma boa ferramenta educacional onde consultores não estão prontamente disponíveis ao médico”, disse Dr. Abbott.

Humanavision.com

A utilização da multimídia na internet também está ganhando espaço na observação de cirurgias e para ouvir experts falando, disse Dr. Viteri.

Recentemente, ele organizou cursos em facoemulsificação e biometria ocular a serem apresentados no www.humanavision.com, recurso online disponível em toda América Latina.

Dr. Viteri e colaboradores começaram a oferecer cursos com cirurgia ao vivo em 1999. Para alcançar maiores audiências que sala de cirurgia tradicional, eles começaram a transmitir cursos em canais a cabo públicos no Equador.

“Isto permite que médicos de qualquer lugar do país participem do evento, mesmo que não tenham tempo ou dinheiro para viajar para Guayaquil”, disse Dr. Viteri. “Nós também percebemos que, com melhoras na comunicação por satélite e Internet, podemos transmitir para uma audiência mais ampla, principalmente cidades menores que de outra maneira não poderiam ter eventos como estes”.

Em 2007, um curso, que inclui seis cirurgias e um curso em Biometria Ocular Avançada, foi transmitido para quase 1.000 oftalmologistas na Costa Rica, Venezuela, Colômbia e Peru. Os cursos foram transmitidos no site Humanavision e na homepage www.ustream.tv, disse Dr. Viteri.

Mais de 200 usuários da Internet enviaram comentários e questões através de um Chat ao vivo, disponível durante as apresentações. Este tipo de interação instantânea está disponível através do site Humanavision diariamente durante a hora de trabalho, disse ele.

Este evento reuniu especialistas internacionais, incluindo Drs. Escaf e Viteri, Dr. José Claros do México, Dr. Lincoln Freitas do Brasil, Dr. Warren Hill dos EUA e Dr. Fernando Arasanz da Argentina, disse Dr. Viteri.

“Nós também fazemos grande uso das comunicações pela Internet para organizar e coordenar o evento”, ele disse. “Tanto as cirurgias como os cursos foram [digitalmente] gravados e podem ser avaliados a qualquer momento no nosso Web site”.

Testemunhos dos médicos

Em um nível pessoal, os Drs Rodrigues e Escaf discutiram como usam a Internet e como isto afeta suas vidas, assim como pode ser melhorada.

Em uma entrevista por telefone, Dr. Rodrigues relatou usar a Internet durante uma média de 3 horas diárias para e-mail, pesquisa e leitura de artigos. Ele disse que usa a Internet regularmente há 2 a 4 anos.

“Eu diria que 50% da minha informação vem de Congressos e 50% vem da Internet”, disse ele.

Dr. Rodrigues, membro da Association for Research in Vision and Ophthalmology, disse que visita os sites da AAO, American Society of Cataract and Refractive Surgery, European Society of Cataract and Refractive Surgeons e da ARVO.

Ele recebe alertas de corrêio eletrônico e atualizações sobre inovações em oftalmologia. No entanto, ele não acha estes alertas úteis para sua prática, disse ele.

“Eu não gosto muito deles, porque a informação que recebo raramente é a que eu preciso”, disse Dr. Rodrigues.

“Acho que deveria ter uma ferramenta melhor de pesquisa médica”, disse ele. “Algumas ferramentas de pesquisa médica estão disponíveis na web, mas elas são menos poderosas que o Google”.

Sua lista de desejos de recursos online inclui um web site no qual “todas as revistas científicas e não-científicas estejam listadas, para que você as ache”.

Dr. Escaf disse que ele tipicamente entra na Internet por 2 a 3 horas e a utiliza com variados objetivos.

“Eu respondo correspondência, faço uma revisão de revistas e leio diferentes artigos de revistas online”, disse Dr. Escaf. “Foi um grande avanço na forma de adquirir informações rapidamente e comunicar com meus colegas”.

Dr. Viteri salientou o rápido crescimento do uso da Internet na América Latina.

“Apesar do uso da Internet pelo público não ser como na Europa ou nos EUA, o crescimento é rápido”, disse ele. “No ano passado, o número de usuários no Equador quase dobrou. Nós temos uma comunidade expatriada equatoriana grande e em expansão que vem quase todo ano para visitar ou é responsável pela saúde de seus familiares, logo, nosso Web site é uma ferramenta única de comunicação para eles”.

Para mais informações:
  • Dr. Richard L. Abbott pode ser encontrado na University of California San Francisco, Department of Ophthalmology, 10 Koret Way, K301, San Francisco, CA 94143-07309 USA; +1-415-502-6265; fax: +1-415-502-7418; e-mail: richard.abbott@ucsf.edu.
  • Dr. Luis J. Escaf pode ser encontrado na Clinica Oftalmologica del Caribe, Calle 86 #50-158 Barranquilla, Colombia; +57-3573171, ext. 139; fax: +57-3573169; e-mail: oftalmocaribe@hotmail.com.
  • Dr. Eduardo B. Rodrigues pode ser encontrado na Rua Presidente Coutinho 579, conj 501, Centro 88015-300 Florianopolis SC Brazil; +55-48-32223380; fax: +55-48-91494901; e-mail: edubrodrigues@yahoo.com.br.
  • Dr. Eduardo Viteri pode ser encontrado no Centro Oftalmologico Humana Vision, Panama #616 y Roca, cons. 301, Guayaquil, Ecuador; +593-423-03573; fax: +593-423-13347; e-mail: eviteri@ecuadorlaser.com.
  • Matt Hasson é Escritor da OSN que cobre todos os aspectos da oftalmologia. Seu foco é em tópicos regulatórios, legislativos e administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário