segunda-feira, setembro 29, 2008

A regra aqui é inovar para crescer

29/09/2008 - Produtos inovadores alavancam as receitas de pequenas e médias empresas do setor de TI. Na Mamute Mídia, de São Paulo, soluções de e-learning ou ensino a distância alimentam uma expectativa de aumento de 30% nos negócios em 2008. Já a New Soft Intelligence, de Limeira (SP), acabou de receber um prêmio de R$ 45 mil da gigante dos computadores Dell por investir em tecnologia com inovação.
Anna Carolina Negri / Valor
Gian Zelada, da Mamute Mídia: aposta no nicho do ensino a distância

Com apenas sete funcionários, a Mamute Mídia conquistou clientes como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-Inpe e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai, em São Paulo. O segredo do sucesso da empresa está no desenvolvimento de soluções para cursos a distância, em tempo real. "Esperamos um crescimento de 30% nos negócios, até dezembro", afirma o diretor Gian Zelada.

Desde a sua fundação, em 1996, a companhia já desenvolveu mais de 100 projetos, alguns reconhecidos internacionalmente. O site "A Lua", um curso on-line gratuito sobre o satélite para jovens de 14 a 18 anos, foi premiado na feira internacional de tecnologia Ucon em 2001, em Nova York, e recebeu duas indicações ao Emma-Electronic Multimedia Award, realizado no mesmo ano, em Londres.

A empresa, que também desenhou um sistema multimídia para o planetário do Rio de Janeiro, investe hoje em um novo software de aulas em tempo real por meio da internet, com recursos de vídeo, áudio, animação, fóruns de discussão e chats. "O e-learning é um instrumento de democratização do acesso ao conhecimento. Com a queda das distâncias, teremos muitas oportunidades a serem exploradas."

Para Zelada, o ensino a distância aparece como um promissor nicho de mercado porque soluciona problemas logísticos de treinamento que, antes feitos obrigatoriamente de forma presencial, agora podem ser realizados pelo computador.

A solução da Mamute, batizada de ZM4, pode ser customizada de acordo com as necessidades das empresas. Custa de R$ 3 mil a R$ 50 mil. O investimento no desenvolvimento do produto está avaliado em R$ 120 mil e Zelada espera garantir um retorno de vendas de R$ 150 mil, em 2008. Enquanto isso, a equipe da Mamute já se debruça em outra empreitada. É o Reviso, um sistema de pré-vestibular on-line, com aulas multimídia de física, matemática, química e biologia.

Em Limeira, no interior de São Paulo, outra empresa de TI ganhou fama por conta de seus produtos inovadores. A New Soft Intelligence foi eleita este mês a vencedora nacional do Prêmio Dell Excelência em Tecnologia 2008, concedido pela fabricante americana de computadores.

A empresa, criada em 1986, desenvolve softwares para gestão de comércio exterior. Tem 40 funcionários e faturou R$ 5,8 milhões em 2007.

A razão do prêmio é um sistema batizado de Ecomex Suíte, que consegue gerenciar toda a cadeia de comércio exterior, com módulos para importação, exportação e câmbio - o único do Brasil que roda na internet e pode ser usado por pequenas e médias organizações.

Para o gerente de vendas para pequenas e médias empresas da Dell, Daniel Neiva, o conceito usado pela New Soft está alinhado com a visão da fabricante, que é de simplificar o uso da tecnologia para que os clientes possam dedicar mais tempo ao próprio negócio e não à infra-estrutura técnica e de manutenção das companhias.

"O valor do nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos fica entre 5% e 8% do faturamento", afirma André Barros, gerente de negócios da New Soft, que já laçou clientes como Rede Globo e Bosch.

Desde o início do ano, a empresa segue uma nova linha de pesquisa: o Saas (software as a service ou software como serviço), procedimento em evidência nos Estados Unidos e na Europa em que os sistemas das empresas ficam fora dos escritórios e podem ser acessados remotamente - o que elimina custos com assistência técnica e atualização de versões. (J.S)
Fonte: Valor Econômico

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