domingo, agosto 24, 2008

Inovação acontece com pessoas e não apenas com tecnologia

21ago2008 - De nada adianta uma tecnologia avançada e se não houver um cérebro pensante por trás. Quando se trata o conceito de “inovação”, os principais sustentáculos deste processo são, na verdade, as pessoas e seus princípios e não as máquinas, com suas potencialidades criativas. "Inovação é uma idéia que agrega valor à empresa, gera negócios e converte-se em ganho quantificável", explicou Robert Rosenfeld, presidente da Idea Connection Systems e especialista em inovação, durante palestra realizada no Conarh 2008, nesta quarta-feira, dia 20.

Rosenfeld afirmou que os inovadores causam muito desconforto dentro das empresas já que não se preocupam com hierarquia, regras, cargos ou prestígio. Entretanto, também são excelentes solucionadores de problemas e sabem, na adversidade, buscar novas idéias e caminhos. “Os talentos das empresas devem ser estimulados e protegidos. Muitas vezes novas idéias são desperdiçadas por não haver um olhar mais diferenciado em cima destes talentos”, disse o Rosenfeld.

Entre as pessoas inovadoras, existem três diferentes perfis: o evolucionário, que aperfeiçoa algo já existente; o expansionista, que, a partir de um problema, modifica o processo e, por fim, o revolucionário, que inova a partir de novos paradigmas, rompendo barreiras. Estas pessoas, segundo o presidente da Idea Connection Systems, são apaixonadas pelo que fazem e, somente assim, podem trazer um diferencial criativo.

Robert Rosenfeld destacou a importância da humildade e da cooperação no ambiente de trabalho e finalizou afirmando que os departamentos de RH devem dar o espaço necessário para os talentos desenvolverem seus potenciais. “Precisamos parar de pensar que a tecnologia avançada é que traz inovação e começarmos a focar nesse material humano que precisa de um estímulo para criar e desenvolver novas idéias” completou o consultor.

Fonte: André Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário