quarta-feira, julho 30, 2008

Para que aderir às webpalestras

30/07/08

http://www.adnewstv.com.br/imagens/Noticias/webe.jpg

No século da tecnologia, a informação é transmitida com muita rapidez e precisão, para os mais variados públicos. Novos produtos e serviços surgem a cada dia e com eles a necessidade de constante renovação dentro do mercado de trabalho.

Além disso, por atuar com educação executiva há cinco anos, conheço bem a demanda por profissionais treinados para atuarem de forma efetiva dentro desse ambiente sempre competitivo. Nesse contexto de grande avanço tecnológico e carência por especialistas nas empresas, surge a necessidade de um formato de ensino que seja mais abrangente, flexível e acessível para o treinamento das equipes dentro do mercado profissional: as webpalestras.

A webpalestra, ou ensino virtual a distância, é o mais inovador sistema de educação no país e já é utilizado por universidades e colégios, como um eficiente método para instruir os estudantes de maneira rápida e com baixos custos. Em relação ao treinamento corporativo, o modelo de palestra virtual está começando a caminhar, porém, por ser ainda desconhecido no mercado, existe uma barreira muito grande a ser quebrada em relação à credibilidade que os empresários depositam nesse método de ensino: a desconfiança nos produtos inovadores.

Maior reconhecimento por parte do mercado
Antigamente, quando os executivos precisavam treinar e instruir suas equipes, era comum que eles recorressem aos cursos e palestras presenciais como forma de educação corporativa tanto por conhecerem esse modelo de ensino quanto pela possibilidade de relacionamento com outros profissionais.

Hoje, a procura por palestras presenciais ainda é grande, mas percebe-se que os empresários, aos poucos, demonstram interesse por métodos de treinamentos que não exijam a locomoção de seus funcionários, tendo em vista que cada minuto perdido no trânsito significa prejuízo, ao final do mês. Além disso, a rápida velocidade da transmissão das informações dissemina com mais velocidade as experiências vividas com as webpalestras dentro do meio empresarial.

Segundo dados do AbraEAD - Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância –, em 2008, esse modelo de educação empresarial terá no Brasil um crescimento 56% maior em relação ao ano passado. Isso se deve ao resultado da rápida troca de informações e à qualidade no conteúdo compartilhado pelas empresas. Logo, esses números demonstram que os empresários não só estão mais interessados, como também reconheceram que esse tipo de evento possui a mesma credibilidade do ensino presencial.

Maior abrangência
Geralmente, no modelo de palestras presenciais, as empresas mandam apenas um ou dois executivos para acompanhar o curso, porque os custos desse modelo são altos. Isso dificulta a troca de informações sobre o mercado entre toda a equipe, já que muitas vezes esses executivos guardam as informações para si como forma de garantir maior conhecimento perante os seus subordinados.

No caso das palestras online, o conteúdo pode ser disponibilizado para o maior número de pessoas possível, pois além de possuir um valor por ponto de conexão e não por pessoa, aqui a empresa pode exibir a palestra em um projetor para que todos os funcionários aprendam ao mesmo tempo o mesmo conteúdo, atitude que facilita o alinhamento das informações entre toda equipe, bem como a gestão do conhecimento dentro da empresa.

Além dessas vantagens, esse sistema pode ser disponibilizado em um âmbito global, já que qualquer pessoa que possua uma conexão com a internet pode acessar o conteúdo das palestras, sendo ela residente do país que está transmitindo a palestra ou não. Isso sem contar que, após as apresentações, os vídeos ficam disponibilizados no site das empresas de eventos para serem acessados a qualquer momento, tendo em vista que os horários das apresentações ao vivo nem sempre são acessíveis a todos os profissionais.

Tecnologia
Todo sistema que é inovador enfrenta alguns preconceitos por parte do mercado, quando é lançado. Lembro-me que minha mãe lutou e relutou antes de comprar seu primeiro forno microondas, afirmando que o alimento preparado por esse aparelho não possuía a mesma qualidade do forno convencional.

Hoje, essa tecnologia é fundamental no seu dia-a-dia! No caso das webpalestras, o sistema não se assemelha totalmente com o microondas: mesmo se tratando de um sistema inovador, o ensino a distância está respaldado em ferramentas que já estão muito avançadas tecnologicamente, como por exemplo a internet, que conta com um avanço tecnológico de ponta e uma velocidade ímpar, bem como o sistema de vídeo, baseado nas tecnologias utilizadas pelas emissoras de TV durante as transmissões ao vivo.

Interatividade
Outro fator interessante é que os expectadores imaginam que, por se tratar de um evento que ocorre a distância para milhares de participantes, não existe possibilidade de interagir com o palestrante. É exatamente aí que está o engano: as webpalestras não só possuem a possibilidade de interatividade por e-mail e enquetes, como também os participantes podem enviar suas perguntas para serem esclarecidas ao vivo, ou seja, simultaneamente à apresentação, o que faz com que o especialista responda às questões de todos, atuando como um consultor pessoal.

Considero que a webpalestra certamente representa o futuro da educação corporativa, tanto por ser acessível a um maior número de pessoas, quanto por atender à necessidade de informação dos profissionais dos quatro cantos do planeta. E ainda vale ressaltar que o baixo custo e o rápido retorno dos investimentos (ROI) do modelo de ensino a distância também são fatores decisivos na hora de optar pelas palestras virtuais.

Fonte:
Silvia Patriani

Nenhum comentário:

Postar um comentário