Luiz Marcio Poiani, coordenador de engenharia ambiental à distância da UFSCar, diz que a troca de experiências entre alunos que vivem em cidades com diferentes ecossistemas enriquece o curso, que tem aproximadamente 70% de suas atividades à distância.
No caso da PUC-RS, a primeira experiência à distância em engenharia química não foi adiante. O curso foi oferecido até 2006 e, de 29 ingressantes, apenas três concluíram.
"Criamos o curso para atender a uma demanda específica de uma empresa. Como não houve mais essa demanda, ele foi extinto, mas achamos que é possível, sim, formar um engenheiro químico com qualidade à distância", diz José Nicoletti Filho, coordenador do curso.
José Augusto Peres, pró-reitor da Uninove, diz que no curso de enfermagem à distância da instituição todas as disciplinas fundamentais na formação são presenciais. Elas representam cerca de 50% da carga horária do curso.
"Ninguém vai aprender anatomia humana à distância, mas é possível fazer isso com sociologia, administração ou outras disciplinas-satélites."
Ednilson Guioti, diretor da Uniderp Interativa, também defende o curso de enfermagem da instituição com o argumento de que apenas 28% da carga horária é à distância. Nessa conta, ele está considerando que as aulas via satélite são presenciais por serem acompanhadas por professores nos pólos de apoio do curso.
Fonte: Folha de São Paulo
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